10 lindos nomes compostos para colocar na sua bebê

Você ama nomes compostos femininos? As opções mais escolhidas acompanham os nomes Ana e Maria. Que tal se inspirar em outras combinações?

Escrito por Fernando Santos em 22 de maio de 2023

É certo que Maria e Ana são os que mais acompanham os nomes compostos femininos. A exemplo disso temos os mais populares como Maria Eduarda, Maria Clara, Maria Luíza, entre outros.

Mas para fazer jus àquelas pessoas que também gostariam de saber como seria combinar Sophia com Vitória, Letícia mais Maria, a equipe do Dicionário Nomes separou uma lista com os dez nomes compostos femininos mais registrados no país. Além de outras opções não são tão populares, mas que são ótimos para se inspirar e colocar na sua bebê.

Vamos nessa? Confira mais informações abaixo:

Maria Eduarda

Na lista dos nomes compostos femininos mais populares do Brasil temos um queridinho: Maria Eduarda. Ele está em terceiro lugar no ranking de 2018, de acordo com o Portal de Transparência do Registro Civil. No último ano ele somou 15760 registros, e em 2019 já conta com 3183 cadastros.

Maria já é um nome lindo, acompanhado de Eduarda fica ainda mais bonito, não? Por se tratar de uma denominação composta, implica-se em origens e significados distintos. Maria, por exemplo, é um nome de etimologia inexata e que surgiu, possivelmente, do hebraico Myriam.  O nome apresenta um significado imponente: “senhora soberana”, “vidente”.

Já Eduarda é de origem germânica, surgiu do termo Hadaward, formado pelos vocábulos ead, que quer dizer “riqueza, bens”, e ward, que significa “guarda”, “guardião”. Portanto, por extenso esse nome tem o seguinte sentido: “senhora soberana rica guardiã” ou “mulher pura que guarda as riquezas”.

giphy

Maria Clara

E como Maria acompanha boa parte dos nomes compostos femininos, nada melhor que listar Maria Clara, entre as denominações favoritas das mamães e papais do Brasil. Ele se encontra em quarto lugar, segundo o Portal de Transparência do Registro Civil, com um total de 14170 registros só no ano de 2018. Só no início de 2019, 2780 cadastros foram realizados.

Maria, como foi dito, é um nome de origem hebraica que significa “senhora soberana”, e Clara veio do latim clarus, e quer dizer “claro”, “brilhante”, “luminoso”, “ilustre”. Não basta ser soberana, ainda é iluminada, ilustre e brilhante. Muito poder para um nome só, né?

Ana Clara

Há, no entanto, quem prefira o nome Ana no lugar de Maria para nomes compostos femininos. Ele também é considerado um dos mais populares do Brasil, conforme os dados do Portal de Transparência do Registro Civil. Com 11059 cadastros, Ana Clara está no sexto lugar entre os mais cadastrados do país.

O nome Ana, sozinho, é um dos mais antigos do mundo. Ele está em terceiro lugar e disputa com Maria entre os mais comuns. Só para se ter ideia, ele conta 3.089.858 de registros, divulgados pelo último censo (2010), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De forma separada, a denominação Ana veio do hebraico Hannah, e quer dizer “graça, cheia de graça”. Já Clara, como mencionado acima, surgiu do latim clarus, e carrega o seguinte significado: “claro, brilhante, luminoso, ilustre”.

Por extenso, Ana Clara quer dizer “mulher brilhante e graciosa”, “mulher ilustre pela sua graça”. Quanto glamour, hein? Uma excelente sugestão para nomes de bebês.

Maria Luíza

Boa parte dos nomes compostos femininos vem atrelados à denominação Maria. Mas o que fazer se ele é o preferido das mamães e papais, não é mesmo? Esse é o exemplo de Maria Luíza. De acordo com o Portal de Transparência do Registro Civil, ele ficou em oitavo lugar entre os nomes compostos mais populares, alcançando 9353 cadastros. Nos primeiros cinco primeiros meses de 2019, o nome já contava com 2280 registros, ocupando a sexta posição.

Então, se você é fã de nomes compostos femininos, sente só o significado de Maria Luiza: Maria veio do hebraico Myriam e quer dizer “senhora soberana”. Luiza é a versão feminina de Luís, oriundo do termo germânico Chlodovech.

Este, por sua vez, é formado pela raiz etimológica hlud, que quer dizer “famoso”, “ilustre”, e wig, que significa “batalha, guerra”. Imponente e bonito, Maria Luíza expressa o seguinte sentido: “senhora soberana combatente gloriosa”, “guerreira famosa e pura”.

Maria Alice

Alice é um nome elegante, e quando junta com Maria expressa o quê? Força e fineza. Isso porque Maria é uma denominação de origem hebraica que significa “senhora soberana”, “vidente”, e Alice é de origem germânica e quer dizer “de qualidade nobre”, “de linhagem nobre”. Juntos eles significam “senhora soberana de linhagem nobre”. Lindo, não?

Se gosta de nomes compostos femininos, então fique sabendo que Maria Alice também é um dos mais comuns do Brasil. Conforme os dados divulgados pelo Portal de Transparência do Registro Civil, 8782 cadastros foram feitos no ano de 2018, e no ano de 2019 já conta com 715.

Maria Cecília

Sim, você pode estar pensando que a quantidade de Maria no mundo é grande, mas imagina que combinação linda é Maria Cecília? Essa denominação apresenta origens distintas, mas já adianto que o significado é bem forte.

Maria é um nome de origem hebraica e quer dizer “senhora soberana”, “aquela que se eleva”, e Cecília, é oriundo do latim caecus e significa “cega”. Os principais estudiosos da onomástica acreditam que Cecília era um sobrenome dado para homenagear um ancestral cego. Por essa razão, Cecília significa “senhora soberana cega”. Já outros historiadores apontam que esse nome também signifique “sábia” ou a “guardiã dos músicos”.

A princípio pode parecer que “cega”, sozinho, não seja dos melhores significados para se atribuir a um bebê, mas pelo contexto, trata-se de uma linda denominação.

Ah, na lista dos nomes compostos femininos mais populares do Brasil, conforme o Portal de Transparência do Registro Civil, Maria Cecília está 11ª posição com 7719 cadastros.

Maria Vitória

“Se juntas já causam, imagina juntas”. Essa gíria “internetez” virilizada por um vídeo na internet expressa bem o que esses dois nomes juntos representam: força pura. Uma união dessa não tem como dar errado.

Maria Vitória está em 12º lugar entre os nomes compostos femininos mais populares do Brasil. Isso porque de acordo com o Portal de Transparência do Registro Civil, 7317 pessoas foram registradas com essa denominação no país.

Oriundo do hebraico, Maria significa “senhora soberana”, já Vitória tem origem latina e quer dizer literalmente “vitória”. Agora repara o que essa dupla de nomes expressa: “senhora soberana que vence” ou “a vidente vencedora”. Se estava em dúvida quanto ao nome da sua bebê, com um nome forte e lindo desse, a alegria é certa.

giphy

Ana Júlia

Leia: “Ôh, Anna Júlia…”. Certamente você conhece o trecho dessa canção. A popularidade desse nome se deve, sem dúvida, a essa música que disparou no Brasil quando foi lançada pela banda Los Hermanos. Ana Júlia é dos lindos nomes compostos femininos para colocar na sua bebê.

Ele está na lista das 50 denominações mais cadastradas no Brasil, conforme os dados divulgados pelo Portal de Transparência do Registro Civil.  Ainda segundo o órgão, ela ocupa a posição 27ª entre os nomes compostos femininos mais comuns.

Ao falar do significado desse nome, não tem como não se encantar. Ana é oriundo do hebraico hannah e do latim Anna, que quer dizer “graciosa” ou “cheia de graça”. Júlia, por sua vez, é uma versão feminina de Júlio, vindo do latim Julius e derivado do grego Ioulos, que significa “felpudo”, “fofo” ou “macio”. Por extenso, esse nome carrega o lindo sentido: “jovem graciosa”, “graciosa e fofa”.

Nomes compostos femininos menos populares

Ah, achou que ia ter só os queridos e populares nomes compostos femininos do Brasil? Se enganou! A equipe do Dicionário Nomes separou algumas das denominações bonitas, mas que não são estão no ranking dos mais comuns. Confira abaixo:

Laura Beatriz

Dois nomes fortes, lindos e com diferentes significados. Juntos, eles ficam ainda mais bonitos. Laura é variação feminina de Lauro, oriundo do latim Laurus, que significa “louro”, “loureiro”.  Há por trás desse conceito de “loureiro” uma história.

Na Grécia Antiga, as folhas de loureiro eram usadas em uma espécie de coroa, ofertado ao deus Apolo, e, além disso, eram utilizadas como prêmio aos vencedores das Olimpíadas. Por isso também é atribuído ao nome Laura a definição de “vitoriosa”, “triunfante”.

Beatriz surgiu do termo latino Beatrice, derivado de beatus “abençoado”, beare “para fazer feliz”, e quer dizer “aquela que traz felicidade”. Por isso, ao juntar as duas nomenclaturas dá o seguinte resultado: “loureiro que traz felicidade”, “viajante vitoriosa”, “peregrina triunfadora”.

Sophia Vitória

Se você juntar o significado do nome de Sophia e o de Vitória vai ter motivos de sobra para atribuir a sua bebê. O primeiro é oriundo do grego sophia e significa sabedoria, já Vitória vem do latim victoria e quer dizer literalmente “vitória”, “aquela que vence”.

Juntando os dois, temos o seguinte significado: “sabedoria vencedora”. Certeza que trata-se de uma denominação fofa e presenteado a uma mulher de muita força.

giphy

Letícia Maria

Quem não gostaria de receber um nome com os seguinte significados: “senhora soberana alegre”, “mulher pura e feliz”? Apesar de pouco popular, essa denominação é uma excelente sugestão para colocar na sua bebê, especialmente pelo conceito.

De origem latina, Letícia veio do termo “laetitia” e quer dizer “alegria”, “prazer”, felicidade”. Já Maria, como citado acima no texto, é uma nomenclatura que veio do hebraico e significa “senhora soberana”. Que lindo, não?

Eloah Sofia

Você vai ver um dos significados mais lindos de nomes compostos femininos da sua vida. Apesar de ser pouco popular, ele vai te arrancar bons motivos para colocá-lo em sua bebê. Eloah é de origem hebraica e significa literalmente “Deus”. Sofia é oriundo do grego sophia e significa sabedoria. Logo, as duas denominações juntas quer dizer: “Deus e sabedoria”, “aquela que é sábia”, “abençoada”.

giphy

Blog dos Nomes

Veja mais no Blog dos Nomes