10 nomes de anjos para o seu bebê
Que tal escolher nomes de anjos para o seu bebê? Além de lindos, eles tem agradado muito os papais e mamães pelos seus significados.
Escrito por Fernando Santos em 13 de março de 2023
Quer coisa mais fofa do que escolher nomes de anjos para o seu bebê? A lista abaixo traz 10 sugestões com os nomes mais populares. É certo que os papais e mamães vão ficar em dúvida!
Um boa dica para a escolha é traçar parâmetros: prefere nome curto ou grande? popular ou raro? exótico ou tradicional?
O Dicionário Nomes apresenta os nomes de anjos mais procurados que podem lhe agradar. Confira:
Ariel
Você deve recordar que Ariel é aquela personagem do filme americano “A pequena sereia”, da Walt Disney Pictures. Boa parte da geração dos anos 90 conhece a história da sereia e a sua insatisfação de viver no mundo do mar. #FicaaDica: para os pais de primeira viagem, é um ótimo filme para os filhos.
Mas, nesse caso, o assunto é outro. Ariel é um dos nomes de anjos classificados como unissex. A nomenclatura possui origem hebraica e significa “leão do senhor”. Essa denominação é muito usada na escritura sagrada, e é um dos nomes poéticos de Jerusalém (Cidade Santa).
Popularmente, é associado ao sentimento de gratidão a Deus e, além disso, segundo a lenda urbana, ajuda a encontrar objetos perdidos.
Anael
Também na categoria de nomes unissex, Anael é um nome bíblico que, segundo historiadores, possui origem incerta. No entanto, os principais pesquisadores acreditam que sua etimologia é hebraica, formado pela união dos elementos “Ana”, que deriva de “Hannah” e quer dizer ” graça”, além do termo “El”, que significa “Deus”. Ou seja, “graça de Deus”.
Anael é um nome que faz referência a Deus (teofórico), e um dos sete arcanjos da categoria celestial. É considerado líder dos anjos de acordo com a tradição judaica.
Angel
Angel em inglês significa literalmente anjo. Mais utilizado nas culturas inglesas e espanholas, o nome Angel, no Brasil, é mais encontrado sob a forma Angélica, Ângelo ou Ângela. De acordo com os historiadores, a denominação é oriunda do latim “ângelus”. Na Bíblia, essa palavra faz referência aos seres do paraíso, no caso, os anjos.
Existe também outra possibilidade quanto à origem do nome: derivado do grego “ágellos” que quer dizer “mensageiro dos deuses”.
Embora pouco utilizado no Brasil, Angel é um dos nomes de anjos que podem ser usados tanto no masculino quanto no feminino, pois é unissex.
Gostou? Ao escolher Angel, seu filho, além de nome de anjo, terá música para homenageá-lo. Considerada uma das melhores bandas de rock do mundo, Aerosmith possui uma canção na qual o título é “Angel”.
Daniel ou Zaniel
É muito comum que alguns nomes, independentemente de suas origens, derivem de outras palavras. É o que acontece com Zaniel, que de acordo com historiadores, provém de Daniel. O termo, por sua vez, tem origem hebraica e quer dizer “o senhor é meu juiz”.
Segundo as escrituras bíblicas, Daniel é o nome de um profeta narrado no Antigo Testamento. A história conta que Daniel foi colocado de forma injusta em um buraco e nele haviam leões. Como ele saiu são e salvo da cova, Deus teria sido o seu juiz e o defendido contra os animais carnívoros.
E, se além de todo sentido bíblico, você ainda quiser referências de artistas famosos, Daniel é uma boa escolha. Um deles é o famoso cantor sertanejo, o ator e também cantor Daniel Boa Ventura, Daniel de Oliveira, entre outros.
Gabriel
Gabriel é, disparado, um dos nomes de anjos mais populares do Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Estima-se que 932.449 pessoas possuam essa denominação no país.
Na lista de nomes hebraicos, Gabriel é um personagem bíblico que aparece no Antigo Testamento muitas vezes. Segundo as escrituras, ele apareceu para Maria para anunciar que ela seria a mãe de Messias.
Gabriel, por ser transmissor de boas notícias, é tido como um arcanjo e considerado o “mensageiro de Deus”.
Uma das personalidades famosas com esse nome é o escritor, jornalista, editor, ativista e político colombiano Gabriel García Marquez. Ele é considerado um dos autores de maior referência do século XX, um dos escritores mais admirados e traduzidos no mundo. Mais de 40 milhões de livros seus já foram vendidos em 36 idiomas.
Lúcifer
Muitos devem imaginar que esse não é um bom nome para se colocar no filho. No entanto, Lúcifer é nome de anjo.
Antes de ter relação com o diabo, Lúcifer era um nome muito comum, inclusive um santo da Igreja Católica foi nomeado como Lúcifer de Cagliari.
Segundo os principais pesquisadores, o nome passou a ficar conhecido de forma negativa a partir do século IV. Apesar de parecer contraditório, Lúcifer deriva do hebraico e significa “estrela manhã” ou “o que traz luz”.
Miguel
Miguel também é considerado um dos nomes de anjos mais populares do Brasil, especialmente após a década de 90. De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa denominação já soma 239.636 registros.
E, ainda, segundo as estatísticas de um outro órgão, a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/Brasil), o nome Miguel está no topo da lista divulgada em 2017 com 25.710 registros somente no ano.
É um nome masculino que possui origem do hebraico “Mikhael” e significa “ninguém é como Deus”. Mencionado cinco vezes na Bíblia, Miguel é um arcanjo representado pela humildade perante a Deus.
Miguel, segundo as fontes bíblicas, também é considerado como um dos principais protetores do povo e líder do exército de Deus.
Segundo os principais pesquisadores, o nome teve o seu primeiro registro histórico no século II, em Portugal, sob a forma “Micael”.
Uma personalidade histórica muito famosa por esse nome é o escritor Miguel de Cervantes, reconhecido pela obra de grande destaque da literatura “Dom Quixote”.
Rafael
Rafael se encontra na lista dos nomes mais populares do Brasil, além de ser um dos nomes de anjos com mais destaque. De origem do hebraico “Rephael” significa “curado por Deus”.
Nas fontes bíblicas, Rafael é citado no livro Apócrifo de Tobias como um dos sete arcanjos. Foi ele que teria anunciado o fim dos tempos, também chamado de Juízo Final.
O nome de um dos filhos da cantora Cláudia Leite se chama Rafael. Segundo ela, quem escolheu foi o filho mais velho, Davi.
Um outro nome de destaque é Rafael Sóbis, futebolista brasileiro atacante do Internacional, e o jovem ator global Rafael Vitti.
Samuel
Samuel tem origem do hebraico “Shemu’el”, que significa “seu nome é Deus”. De acordo com as escrituras bíblicas, ele era profeta. Ana, sua mãe, era estéril, e fez uma promessa: se tivesse um filho ele serviria a Deus.
Ana entregou Samuel no templo de Silo, e lá ele foi criado por Eli, um sacerdote. Ficou conhecido por ter escolhido Saul para ser o primeiro rei de Israel. No entanto, Saul abusou dos poderes que tinha, então Deus, por meio de Samuel, resolveu ungir Davi como seu sucessor.
Uma das personalidades famosas que representam esse nome é o cantor, compositor, violinista e guitarrista da banda Skank Samuel Rosa.
Uma outra grande referência é o ator Samuel Leroy Jackson, mais conhecido como Samuel Jackson. Ele alcançou a fama em 1990.
Serafim
Oriundo do hebraico “Seraph”, Serafim significa “ardente”, “incandescente”.
De acordo com as fontes bíblicas, no capítulo de Isaías, Serafim é da ordem dos primeiros anjos, na hierarquia celestial, mais próximos de Deus.
Embora existam poucos registros no Brasil, é uma linda sugestão de nomes de anjos para colocar no seu bebê, não acha?!
Um ator brasileiro com esse nome é Serafim Gonzalez. Filho de pais espanhóis, ele nasceu no interior de São Paulo e começou a carreira na cidade de Santos quando tinha catorze anos. Trabalhou na TV Tupi e seu maior sucesso foi nas novelas “Mulheres de Areia”, “A viagem” e “Belíssima”.
Querubim
Imagina o nível da fofura de um pequeno Querubim? De acordo com os principais historiadores, é um nome de origem hebraica e bíblica e quer dizer “grande poderoso”, “abençoado”, “puro”, “divino”.
Na Bílbia, Querubim é um anjo, ser celestial que está sempre em contato com a presença de Deus e, por essa razão, “portador de boas notícias”.