13 lindos nomes fortes para colocar na sua bebê

Que tal escolher nomes fortes para sua bebê? Lindos, eles simbolizam a personalidade de uma criança firme, corajosa e vitoriosa.

Escrito por Fernando Santos em 7 de maio de 2023

Nomes fortes femininos podem ser uma opção para a sua bebê. Dos mais populares aos mais incomuns, o importante é se identificar com as denominações e seu significado.

Tarefa fácil não é, ainda mais ao se deparar com os lindos conceitos e histórias por trás de cada um deles. Por essa razão, o Dicionário Nomes fez uma lista com os 13 nomes fortes que podem ser uma excelente escolha para a sua menina. Confira abaixo:

Valentina

Esse é um dos nomes fortes que têm sido cada vez mais escolhidos pelas mamães e papais. Ao falar já dá para entender que se trata de uma denominação de força.

Valentina é a versão feminina de Valentim, Valentino, oriundo do termo em latim Valentinus. É também o diminutivo de valens, valentis. Quer dizer literalmente “valente, forte, vigoroso, cheio de saúde”.

Além disso, Valentina é um nome muito comum nos países de língua latina e anglo-saxônica, e é também muito encontrado na forma composta, tal como Maria Valentina.

giphy

Alana

Alana é um dos nomes fortes que está na listra entre os mais escolhidos pelas mamães e papais. Apesar das inúmeras possibilidades etimológicas, a mais provável, segundo as principais fontes, é que seja de origem céltica.

Ele surgiu do termo Allan, Allen, através do gaélico Ailène, Ailin. Seu significado literal é “pedra” ou “rocha”. Por essa razão, essa denominação traz as referências de uma pessoa forte e resistente.

Em números, no Brasil, só para se ter ideia, 67.975 pessoas se chamam assim, o que corresponde a 0,04%. Além disso, ele ocupa a posição 426 ª em relação aos nomes mais populares.

Se você gostou desse nome e do significado, existe ainda as variações dele em outros idiomas, que são eles: Alaina, Alanis, Alanna, Alannah, Alannis, Alayna, Allana, Allannah, Allyn, Alannah.

Carolaine

Carolaine é um nome forte que na verdade é uma adaptação brasileira da denominação Caroline. Este, por sua vez, é bastante popular, uma vez que 213.648 pessoas se chamam assim no país, ocupando a posição 145ª.

Carolaine está entre os mais incomuns, pois apenas 26.531 pessoas foram registradas no Brasil, o que corresponde a 0,01%.

Portanto, se está à procura de um nome lindo e que expresse força, está no caminho certo. Ele surgiu a partir da junção do elemento inglês karl, que quer dizer “forte”, mais lind, que significa “doce”.

Logo, por extensão ele significa “mulher doce e forte” ou “doce força”. Muito bacana, não é mesmo?

Gabriela

Gabriela também é um dos nomes fortes que se encontra entre os mais populares. De acordo com os dados disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no total 381.650 pessoas já foram registradas no país, o que representa 0,21% da escolha dos brasileiros.

Portanto, se o seu propósito é buscar um nome lindo e de força, Gabriela pode ser uma ótima escolha. Ele é de origem hebraica, formado pelos termos gébher, que significa ” homem forte”, e el, que quer dizer “Deus”. Contudo, como se trata de um nome feminino, é atribuído o significado “mulher de Deus” ou “mulher forte de Deus”.

Essa denominação é a versão feminina de Gabriel. Segundo a escritura bíblica, ele foi um anjo mensageiro que anunciou a chegada de Jesus à Maria.

Luísa

Imagina só saber que o significado da sua filha é este aqui: “guerreira gloriosa”, “combatente famosa” ou “célebre nas batalhas”? Lindo, né? Essa é a definição de Luísa, um dos nomes fortes que possuem origem germânica. Sua versão masculina é Luís.

Esse foi o nome de várias duquesas, princesas e rainhas da história. Uma das personalidades históricas de grande referência com esta denominação é Luísa de Gusmão, rainha de Portugal.

A versão Louise, que é francesa, também tem sido bastante usada no Brasil. Você pode conferir as variações do nome Luísa em outros idiomas. Veja:

  • Português: Louise, Lovise, Ludovica, Luigia, Luisa
  • Holandês: Louisa, Louise
  • Estoniano: Loviise
  • Inglês: Loviisa
  • Alemão: Aloisia, Louisa, Louise, Luise
  • Húngaro: Lujza
  • Norueguês: Lovise
  • Polonês: Ludwika, Luiza
  • Romeno: Luiza
  • Eslovaco: Alojzia, Lujza
  • Esloveno: Aloysius
  • Espanhol: Luisa
  • Sueco: Louise, Lovisa

Ariele

Apesar de ser pouco popular no Brasil, esse é um dos nomes fortes que carrega um lindo significado. Foi esse o nome que os hebreus atribuíram à cidade de Jerusalém, pois para eles representava a força de Deus. A expressão muito conhecida como “Leão de Judá” veio daí.

De acordo com os etimólogos, Ariele é uma versão feminina do nome Ariel. Este, por sua vez, apresenta o elemento “el”, que significa “Senhor” ou “Deus”. Nesse sentido, Ariele é nome que que corresponde ao significado “A Leoa de Judá”.

giphy

Brigite

Um outro exemplo de nomes fortes mas também pouco utilizado no Brasil é Brigite. Se o seu interesse é por denominações incomuns, essa poder ser uma excelente sugestão.

Oriundo do irlandês Brighid, derivado da palavra gaélica brig, expressa literalmente o sentido de “força”. Segundo os historiadores, na mitologia irlandesa, Brigite seria o nome da deusa do fogo, da poesia e da sabedoria.

Muito usado na Irlanda, foi a partir da década de 70 que essa denominação passou a ser mais utilizada em todo mundo. O motivo da popularização foi porque a atriz francesa Brigitte Bardot, desistiu do mundo do cinema para se dedicar ao ativismo a favor do direito dos animais.

Kelly

Sim, muita gente deve conhecer esta denominação por conta da cantora Kelly Key, que ficou muito famosa em 2001 com o hit “Baba”. Mas, celebridades a parte, esse nome tem um grande significado por trás: “descendente da guerra”, “donzela guerreira”.

Os etimólogos acreditam que essa nomenclatura tenha possivelmente duas origens distintas. A primeira vem do sobrenome irlandês Ceallach, que significa “guerra” e “conflitos”, e por isso quer dizer  “descendente da guerra”.

A segunda sugestão é que ele surgiu como um nome toponímico (estudo dos nomes próprios de lugares), oriundo do inglês antigo Chenleie, Chelli e Kelli. Também tem relação com o termo em galês celli, que significa “bosque”.

Você sabia que o auge desse nome ocorreu na década de 80? Historicamente, ele ficou conhecido no mundo todo por conta da atriz norte-americana Grace Kelly, que fez muito sucesso na segunda metade do século XX. Os dados disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), confirmam essa popularidade, pois no ano de 1980 foram registradas 40.566 pessoas chamadas de Kelly.

Laura

O seu interesse é por nomes fortes e bonitos? Laura pode ser uma ótima sugestão. Embora o significado dessa denominação seja literalmente “louro”, “loureiro”, não exclui o fato de que ele carregue o conceito de ser forte.

Isso porque, na antiguidade, loureiro representava a vitória e a imortalidade, e para os romanos significava a glória. Na Grécia, por exemplo, o loureiro era ofertado ao Deus Apolo, e com as folhas eram produzidas coroas que eram usadas como prêmio entregue aos vencedores nas Olimpíadas da Antiguidade, além dos heróis, gênios e sábios.

No Brasil, o nome Laura e a sua versão Lara são muito populares. De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os dois juntos já somam 316. 655 pessoas registradas.

giphy

Marcela

Você sabia que Marcela é um dos nomes fortes que significa “pequena guerreira”, “jovem guerreira” ou “dedicada ao deus Marte”? Isso mesmo. Essa denominação é a versão feminina de Marcelo, oriundo do latim Marcella, de Marcellus.

Além do seu significado, que expressa força e garra, Marcela é um dos nomes mais populares do Brasil. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 140.391 pessoas foram registradas no país, o que corresponde a 0,08% da escolha dos brasileiros.

Matilda

Quem nasceu na década de 90 com certeza deve ter escutado falar deste nome, pois Matilda é o título de um filme infantil muito famoso. Peralta, bastante inteligente e com super poderes, ela foi uma personagem que marcou a infância de muita gente.

Embora famosa nas telas do cinema, a denominação Matilda não é muito comum no Brasil, o que por um lado, a depender dos critérios das mamães e papais, pode ser bom. Se está à procura de nomenclaturas pouco conhecidas, mas que esteja na lista de nomes fortes, essa pode ser uma excelente sugestão.

No Brasil, por exemplo, apenas 545 pessoas se chamam assim, o que corresponde a menos 0,0% da escolha dos brasileiros. Além disso, ele está na posição 12.778º em relação aos mais populares.

Esse nome é uma variação de Matilde, oriundo do germânico Mahthildis. Ele é formado a partir dos elementos maht, que significa “força”, e hild, que quer dizer “combate” ou “batalha”. Desse modo, ele expressa o seguinte sentido literal: “força na batalha” ou “forte combatente”.

giphy

Nice

Pouco popular no Brasil, Nice é um dos nomes fortes que carrega o significado de vitória e força. Isso porque sua origem veio do grego Níkaia, derivado da palavra níke, que significa “vitória”.

Segundo a mitologia grega, Nice, como era mais conhecida ou mesmo Nica ou Nika, representa a deusa da vitória e na maioria das vezes está atrelada a uma imagem de uma mulher com asas.

Portanto, se está em busca de um nomes curtos que carreguem esse significado, Nice pode ser uma excelente escolha.

Pilar

Esse nome, por si, já expressa o seu significado. De acordo com os principais etimólogos, ele é de origem latina, que quer dizer literalmente “pilar” ou “fonte”.

Poucas pessoas no Brasil foram registradas com essa denominação. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), somente 1.188 foram cadastradas. Portanto, se o seu interesse for nomes fortes e curtos, Pilar tem tudo para ser uma ótima sugestão de nomes femininos.

Blog dos Nomes

Veja mais no Blog dos Nomes