15 nomes curtos de meninos mais procurados na atualidade
Nomes curtos de meninos são boas opções para quem quer unir simplicidade e beleza. Entenda a origem de cada um deles.
Escrito por Fernando Santos em 21 de fevereiro de 2023
Escolher nomes curtos de meninos pode não ser lá uma tarefa fácil para as mamães e os papais. Muitos pais ao tentarem optar por um nome pensam, por exemplo, em homenagear os parentes mais próximos como bisavô, avô, tio, padrinho, alguém que os tenha marcado bastante. Existe, inclusive, aqueles que gostem tanto de um dos familiares que unem a sílaba do pai e da mãe.
São muitos os motivos e ideologias na hora de decidir como será chamado o filho do casal. Por isso, para ficar por dentro do que cada um deles expressa, além da origem, o Significados dos Nomes sugere uma lista com os que estão mais em alta. Confira abaixo:
Ben
O nome Ben é uma variação de “Benedito” e “Benjamin”. Sua origem é hebraica e significa exatamente “filho”. É bastante usado como apelido para Benjamin, mas não é que curto assim também não fica lindo?!
Na Bíblia, mais especificamente no antigo testamento, o nome Ben era usado para se referir ao filho mais novo de Raquel e Jacob.
Embora seja mais usado nos países de língua inglesa, os brasileiros estão começando a usar como nome próprio. O estado, no Brasil, que possui maior índice dessa denominação é São Paulo, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Bento
Bento é um dos nomes curtos de meninos que tem sido muito procurado ultimamente. Esse prenome é uma variação do nome Benedito.
A origem da palavra vem do latim “Benedictus”, e deriva do termo “benedico”, que quer dizer “pedido de proteção divina para alguém”, além de também apresentar o significado de “bendito” ou “pessoa abençoada”.
A versão feminina se chama Benta, muito embora não seja muito utilizada no Brasil.
Uma figura conhecida que representou este nome foi Bento Gonçalves, militar e líder da revolução que ocorreu em Farroupilha.
Brian
Brian é um nome que significa “aquele que é forte”, “virtuoso”, “nobre”. De origem celta, o termo, segundo historiadores, teria surgido sob a forma “Brian Boru”. Ainda de acordo com os pesquisadores, Brian foi um rei da Irlanda muito conhecido, considerado um dos heróis mais importantes da cultura gaélica.
Na mitologia celta, Brian era um homem muito corajoso que ajudou a libertar “Deò-ghrèine”, a filha do sol.
Essa denominação é mais popular entre os países ingleses. Um dos grandes exemplos deste nome é Brian May, que foi guitarrista da banda Queen.
Caio
Um dos nomes curtos de meninos muito populares no Brasil, sobretudo no estado de São Paulo, Caio tem origem no latim “Caius”, derivado do termo “Gaius”, que significa “regozijar-se”, “felicidade”, “contentamento”. Essa era uma das denominações mais utilizadas na Roma Antiga.
Além disso, por ter sido um nome muito comum, o romanos utilizavam a denominação para se referir a “homem”, e o termo “Gaia”, para se referir a mulher.
Uma figura ilustre de bastante reconhecimento da escrita brasileira é Caio Fernando Abreu, que também era jornalista e dramaturgo. E não poderia esquecer do ator brasileiro Caio Castro, super quisto pelas mulheres por esbanjar beleza.
Cauã
Depois do ator e modelo Cauã Reymond, a denominação virou febre no Brasil. Além de nome curto de menino e de remeter ao galã global, ficou fácil para a escolha das mamães à bordo. Oriundo do tupi, esse termo significa “gavião”. Os índios usavam esse nome a todas aves da família falcão.
Os familiares e amigos próximos de Cauã podem chamá-lo carinhosamente de Cacá, Cau ou Cacau.
Diego
Quem não lembra de Diego Maradona, jogador muito conhecido do futebol? Se você for um fã do esporte, certamente deve se lembrar. Considerado um dos nomes curtos de meninos mais populares do Brasil, o nome Diego é de origem espanhola e tem relação com o latim “didacus”, pois deriva do grego “didache”. Esse termo significa “doutrina”, “aquele que tem o dom de ensinar”.
Alguns autores também apontam que a designação seja uma forma encurtada de Santiago, oriundo da junção espanhola Sant’Iago, o mesmo que ocorre com Santo Iago.
Ainda em relação à origem, o nome Diego pode significar “aquele que vem do calcanhar”. Essa denominação geralmente era dada ao irmão gêmeo que nascia por último. O nome se baseou nas escrituras bíblicas, na qual Jacó nasceu segurando o calcanhar do seu irmão Esaú.
Davi
Sua etimologia vem do hebraico e significa “o amado”, “o querido”, “o predileto”. Muito procurado por ser um dos nomes curtos de meninos, Davi era um rei bíblico de Israel. Ele foi uma figura bíblica que ficou muito conhecida por ter muitos dons e por ter derrotado o gigante Golias. Jesus Cristo, segundo a bíblia, é tido como “filho de Davi”.
Quem optar por escolher esse nome vai contar com uma pessoa otimista, afetuosa e muito generosa. São conselheiros por natureza e adoram ajudar aqueles que estão próximo.
Eric
Eric é um nome que significa “rei para sempre”, aquele que reina como uma águia”. Segundo historiadores, possui duas origens distintas: germânica, que deriva do termo “Erarich que, por sua vez, “era” quer dizer águia e “rich” significa governador; e a outra etimologia é nórdica, pois surgiu da antiga palavra “Eírikr”, derivado de “ei”, que tem sentido de “sempre” e “ríckr” que quer dizer governador.
Também está na lista de nomes curtos de meninos mais populares do Brasil. Só no estado de São Paulo, por exemplo, cerca de 41.262.199, segundo o censo do IBGE. Pessoas com essa denominação costumam adorar mudanças, são sensíveis em relação a tudo e trabalham muito para conquistar o que almejam.
Fábio
Fábio é um dos nomes curtos de meninos também muito populares no Brasil. Além de bonito e simples, tem um significado muito interessante “plantador de favas” ou “prosperidade e sorte”.
Seu nome é oriundo do latim “Fabius”, derivado de “faba” e quer dizer ao pé da letra fava. De acordo com a mitologia romana, fava dava sorte e prosperidade.
Uma figura de grande destaque brasileira é o Padre Fábio de Melo. Além de padre, ele é cantor e possui vários discos gravados.
Guto
Antigamente o nome Guto era usado como apelido de Augusto ou de Gustavo. A etimologia deriva do latim “Augustus”, que significa “sagrado”, “elevado”, “reverenciado”. A denominação também vem de Gustavo, e segundo pesquisadores”, tem origem sueca, derivado do termo “Gustaf”, além da palavra germânica “Chustaffus”, que quer dizer “protegido por Deus”.
Apesar de ser um nome curto de menino, ainda não é tão usado no Brasil. O que se sabe a respeito de pessoas com essa denominação é que costumam ser amorosos, otimistas e cheias de vitalidade. Em contrapartida, podem apresentar características negativas como insegurança e indecisão se tiverem que lidar com situações difíceis.
João
Entre os nomes curtos de meninos, João, sem dúvida, está no início da lista. Esse termo é de origem hebraica e derivada das palavras “Yehokhanan”, “Iohanan”. É considerado um dos nomes judeus mais populares do mundo desde a Antiguidade, e com o passar do tempo passou muito utilizado pelos cristãos.
Segundo historiadores, sua popularidade se deve muito aos dois personagens bíblicos citados no Novo Testamento, que é João Batista, filho de Zacarias, o qual batizou Jesus, além do apóstolo João, que também é chamado de São João Batista. Ele foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, segundo a escritura, que viveu bastante.
Atualmente, o nome João é muito usado para acompanhar outras denominações. Por exemplo: João Paulo, João Pedro, João Augusto, João Maria, etc.
Levi
Levi é simples e elegante, mas não é dos nomes curtos de meninos mais populares do Brasil. Estima-se que 35 mil pessoas tenham esse prenome. A origem vem do hebraico e significa “unido”.
Quem estiver pensando em um nome com origem bíblica, certamente Levi é uma ótima sugestão. Pela escritura bíblica, Levi era filho de Jacó e Lia.
Se está à procura de um nome para uma pessoa livre, criativa, comunicativa e positiva, esse é Levi.
Luís
Certamente Luís (ou Luiz) é um dos nomes mais populares do Brasil. De acordo com o IBGE, aproximadamente 935.905 pessoas possuem esse prenome. Só no estado de São Paulo cerca de 246.582 se chamam Luís. A origem do termo vem do germânico “Hloddoviko”, “Chlodovech” e significa “ilustre guerreiro”, “combatente glorioso”.
Por falar em popularidade, muitos já devem ter escutado falar de Luís Vaz de Camões. Ele era considerado um dos maiores poetas português de sua época. A obra de grande reconhecimento do autor foi “Os lusíadas”.
E não há como citar o nome Luís sem mencionar Luiz Gonzaga, também conhecido como “Rei do Baião”. Ele foi um cantor e compositor brasileiro que marcou a cultura do país.
Ryan
Para os pais que estejam procurando um nome com significado de rei, uma boa sugestão é o nome Ryan. O termo tem origem irlandesa e surgiu da palavra “o’ riain”, que significa descendente de Ryan.
É um nome que não é muito usado do Brasil, e sim nos países de língua inglesa. As personalidades famosas mais conhecida com esta denominação é o ator Ryan Reinolds, além do modelo Ryan Gosling.
Téo
Simples e curto, o nome Téo tem agradado bastante as mamães e papais. Boa parte das pessoas costumam usar Téo como apelido e utilizar Teodoro ou Teobaldo como nome principal.
Téo significa “Deus”. De origem grega, esse prenome era dado a muitos deuses. Quando o cristianismo se firmou nas civilizações, o sentido mudou para “Deus supremo”.
E, se além de nomes curtos de meninos quiser referência artística, esse é um bom exemplo. O nome do irmão do pintor pós-impressionista Van Gogh se chamava Theo Van Gogh. Boa sugestão, não?!
Yan
Yan é um nome que significa “Deus é cheio de graça” ou “a graça e a misericórdia de Deus.” É um prenome da versão búlgara de “João”, surgido do hebraico através do termo “Yehokhanan”, “Iohanan”.
Yan é um nome mais usado na China. Essa denominação é a forma moderna de Yen, que era um estado chinês da dinastia Zhou.