20 nomes de princesas para se inspirar

Nomes de princesas são sempre uma inspiração para as futuras mamães de meninas. Confira 20 nomes de princesas que marcaram a história.

Escrito por Fernando Santos em 21 de fevereiro de 2023

Está em busca de nomes de princesas? A maioria das futuras mamães de meninas sonham com um mundo encantado e feliz para as suas bebês, não é verdade? Então, nada mais adequado do que escolher um nome que tenha tudo a ver com esse desejo: nomes de princesas. Mas, não necessariamente aquelas personagens de desenho animado, e sim princesas da vida real, que causam admiração pelos mais diversos motivos.

Para lhe ajudar nessa deliciosa e divertida missão, o Dicionário Nomes relaciona abaixo alguns nomes de princesas que se destacaram ao longo da história da humanidade.

giphy

Diana

Você sabe a origem do nome Diana? Trata-se de uma denominação que surgiu do latim e quer dizer “aquela que ilumina”.

Tornou-se muito popular nas décadas de 1980 e 1990 e não é difícil descobrir a razão. Quem não se recorda da princesa de Gales, apelidada de Lady Di? Sua beleza, simplicidade, além de muitos trabalhos filantropos tornaram-na uma mulher famosa e querida mundialmente.

No Brasil, a variação Daiana é a mais utilizada.

Grace

“Graça”, “dom divino”. Esse é o significado do nome Grace, conhecido mundialmente por ter denominado a princesa de Mônaco, considerada também a 13ª lenda do cinema mundial pelo Instituto Americano do Cinema.

O nome é uma variação de Graça, em inglês, e do latim “gratia”, que quer dizer “benevolência divina” ou “ajuda espiritual”.

Margareth

Quem busca inspiração em nomes de princesas que tenham também uma conotação religiosa, Margareth é uma boa opção. De origem latina a partir de “Margarita”, o nome significa “pérola”.

Sua popularidade teve início na Idade Média por conta da Saint Margareth, Santa Margarida em português, e muitos anos depois impulsionada pela princesa Margaret, Condessa de Snowdow, única irmã da Rainha do Reino Unido Elisabeth II.

Vitória

Sabe aquele nome que por si só, já representa o próprio significado e ainda por cima é um dos nomes de princesas muito utilizados? Pois é, Vitória carrega o sentido de “vitoriosa”, “aquela que vence”.

De origem latina, denomina também a princesa da Suécia, herdeira do rei Carlos XVI Gustavo e da rainha Sílvia Sommerlath.

Charlotte

Sabe qual a nova sensação entre os nomes de princesas atualmente? Charlotte! É o nome da segunda filha do príncipe do Reino Unido, William, e da Duquesa de Cambridge, Kate Middleton. Ela nasceu em 2015 e, em suas raras aparições, conquistou a simpatia do público.

O nome tem origem francesa a partir da variação Carlota e pode ser interpretada como “aquela que é forte”. Nada mal para quem já ocupa um cargo tão importante na realeza, não é mesmo?

giphy

Mary

Esse é mais um dos nomes de princesas muito comuns em diversos países. Mary tem duas possíveis origens, ambas do hebraico: “Miriam” ou “Myriam”, e pode significa “aquela que é soberana”.

Mary é o nome da princesa da Dinamarca, esposa de Frederico, príncipe da Dinamarca, com quem teve quatro filhos: Isabel, Josefina, Cristiano e Vicente.

Sua variação em português, Maria, pode ser encontrada também na Bíblia como a mãe de Jesus Cristo.

Alexia

Mais um dos nomes femininos que ganharam popularidade na última década foi Alexia, impulsionado em parte pela princesa Alexia dos Países Baixos, nascida em 2005. O nome tem origem grega e quer dizer “defensora da humanidade”. No Brasil, a variação Alexandra é a mais comum.

Alexandra

Está aqui mais um nome que predomina na realiza! Alexandra dá nome a nada mais do que três princesas ao redor do mundo. Isso mesmo: Alexandra da Dinamarca (1844-1925), Alexandra de Hanôver (nascida em 1999) e Alexandra de Kent (nascida em 1932).

É uma variação do masculino Alexandre e pode ser interpretada como “protetora da humanidade” e figura entre os nomes muito utilizados no Brasil.

Elisabeth

“Deus é abundância” é o significado do nome Elisabeth, muito popular ao redor do mundo em decorrência da Rainha Elisabeth II, a monarca mais longeva da história do Reino Unido.

O nome tem origem latina e surgiu na Inglaterra no século XIII. É um dos nomes de princesas muito utilizados no Brasil. Em 2010, por exemplo, dava a nome a mais de 20 mil pessoas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Alice

É inspiração de nomes de princesas que você busca? Então, Alice pode ser uma boa escolha. Se você está se perguntando porque, o Dicionário Nomes te explica!

Alice é a denominação de, pelo menos, quatro princesas ao redor do mundo: Alice do Reino Unido (1843-1878), Alice de Albany (1883-1981), Alice de Battengerg (1885-1969) e Alice de Gloucester (1901-2004).

De origem germânica, significa “mulher de linhagem nobre”. Sua popularidade é tanta que em 2014, ocupou o segundo lugar entre os nomes de bebês mais registrados em 2018, de acordo com o ranking BabyCenter.

Anne

Anne é também um dos nomes de princesas bastante comuns, apesar de ser mais utilizado no Brasil com a variação Ana. De origem hebraica e francesa, tem o sentido de “mulher graciosa”.

Esse é o nome da filha da Rainha do Reino Unido, Elisabeth II e do príncipe Phillip, duque de Edimburgo. Entre os brasileiros, é muito comum em nomes compostos, a exemplo de Ana Luíza, Ana Clara, Ana Lúcia, entre outros.

Louise

Esse é um nome que representa “mulher forte e guerreira”. De origem francesa e germânica, Louise denominou diversos nomes de princesas ao longo da história. Uma delas, é a famosa princesa Louise de Stolberg-Gedern (1752-1824), conhecida como Condessa de Albany.

Vale destacar também a princesa Louise, Duquesa de Argyll, que viveu entre os anos de 1848 e 1939, a sexta entre os nove filhos da Rainha Vitória.

Adelaide

Esse nome de origem germânica significa “mulher de linhagem nobre”. É também um dos nomes de princesas bastante utilizados pelas realezas de diversos países, a exemplo de Adelaide da França (1732-1800), quarta filha do rei Luís XV, Maria Adelaide de Cambridge (1833-1897), Adelaide de Löwenstein-Wertheim-Rosenberg (1831-1909), além da alemã Rainha Adelaide (Adelaide de Saxe-Meiningen).

Possui também uma simbologia religiosa por meio de Santa Adelaide no século X, conhecida por ter fundado diversas casas religiosas nesse período e ter convertido um grande número de pessoas.

Beatrice

Beatrice é um nome de origem latina e italiana que pode ser interpretado como “mulher viajante que traz felicidade”. Dá nome à princesa Beatrice de Iorque (1988), filha do príncipe André, Duque de Iorque.

No Brasil, sob a variação Beatriz, ocupou o 21º lugar entre os nomes mais registrados em 2018, de acordo com o ranking BabyCenter.

Amélia

O nome Amélia quer dizer “mulher trabalhadora e ativa” e deu nome a uma princesa brasileira, Maria Amélia de Bragança (1831-1853), cognominada “A Princesa Flor”.

Amélia é também de nomes de princesas de outras regiões do mundo, como Amélia de Leuchtenberg (1812-1873), segunda esposa do Imperador D. Pedro I e que também viveu no Brasil entre 1829 e 1831.

giphy

Eleanor

“Mulher resplandecente” é o significado de Eleanor, nome de origem grega e francesa, bastante popular entre os nomes de princesas do oeste europeu, em especial, Eleanor de Aquitânia (1122-1204), uma das mulheres mais ricas e poderosas da Idade Média, rainha consorte da França e da Inglaterra.

Entre os brasileiros, a variação Eleonor é mais utilizada, apesar de não ser um nome muito popular. Em 2010, por exemplo, apenas 1.312 pessoas registradas como Eleonor em todo o país. Portanto, para quem busca nomes pouco populares, essa pode ser uma boa opção.

Anastasia

O nome Anastasia tem origem grega, a partir de “anastasis” e significa “ressurreição”. É um nome mundialmente conhecido, apesar de não tão comum entre os brasileiros (apenas 229 pessoas possuíam esse nome em 2010, de acordo com o IBGE).

Anastasia é também o nome da filha mais nova da czariana russa Alexandra, que tornou-se uma lenda a partir das especulações de que teria sobrevivido à execução da família real russa e sido criada por uma família em Paris. Essa história inspirou o filme de mesmo nome, lançado pela Fox Animation Studios, em 1997.

Isabel

Quem não se lembra de ter estudado a história da Princesa Isabel, responsável pela abolição da escravidão no Brasil? Esse pode ser o motivo para a sua popularidade entre os brasileiros, utilizado também com as variações Isabela, Isabella e Isabelly.

O significado do nome Isabel é “mulher pura e casta” e possui diversas origens, entre elas hebraica.

Kate

O nome Kate pode ser interpretado como “mulher pura, casta”. De origem inglesa, é uma versão curta de Katherine ou Catarina e é muito popular desde a Idade Média.

Nas últimas décadas, esse foi um dos nomes de princesas ganhou ainda mais visibilidade por conta da princesa Kate Middleton, Duquesa de Cambridge, esposa do príncipe William. Ambos são pais de três filhos: Charlotte, Louis e George.

giphy

Cecília

Cecília é mais um dos nomes de princesas muito utilizados no Brasil. De origem romana, pode ser interpretada como “guardiã dos músicos”. Algumas princesas importantes carregaram esse nome, a exemplo de Cecília da Grécia e da Dinamarca (1911-1937), Cecília de Mecklemburgo-Schwerin (1886-1954), esposa do príncipe herdeiro da Alemanha, Guilherme.

Vale destacar ainda a princesa Cecília da Suécia (1807-1844), esposa do grão-duque Augusto de Oldemburgo, com quem teve três filhos: Alexandre de Oldemburgo, Nicolau de Oldemburgo e Elimar de Oldemburgo.

Blog dos Nomes

Veja mais no Blog dos Nomes