Crislane
Escrito por Fernando Santos em 3 de abril de 2019
Significado do nome Crislane
Crislane: Reluzente, resplandecente. Mulher espiritualizada que emana positividade.
O nome Crislane é uma denominação que faz parte da criatividade brasileira: surgiu da união de Cristiano e Elaine, ou ainda pode representar a fusão de Cristiane e Elaine.
Imagina que você adoraria dar ao seu filho um nome que represente algo singular para você e o seu cônjuge, pensou?! Então, que tal unir os nomes dos dois e criar um exclusivo?! Esse foi o caso de Crislane.
Por causa disso, essa denominação passa a ter duas origens. Cristiano é a versão portuguesa, espanhola e italiana de “Christianus” que tem origem latina, derivado de “christianu”, que significa “cristão” ou “aquele que crer em cristo”.
Já Elaine é uma antiga forma francesa de Helena, que vem do grego “Ελενη” (Heléne), significa “tocha”. Essa nomenclatura surgiu a partir do termo “hélê“, que quer dizer “raio de sol”, por isso, temos Helena como “reluzente” ou “resplandecente”.
Desse modo, Crislane passa a representar “cristã reluzente” ou uma “brilhante cristã”.
Essa criação tipicamente brasileira possui outras variações de grafias como Crislaine (com I), Crislayne (com Y) e Crislaynne (com Y e NN).
Quem recebe esse nome geralmente é chamada carinhosamente de Cris, Lane, Crisla ou Ane.
Nomes relacionados
Popularidade
Cristiano foi o nome de vários nobres na Europa, principalmente na Dinamarca, país que foi governado por muito monarcas com essa denominação. Confira abaixo:
Dinastia de Oldemburgo
- Cristiano I – Rei da Dinamarca, Noruega (a partir de 1450) e Suécia (de 1457 até 1464). Seu reinado iniciou em 1 de setembro de 1448 e durou até o dia 21 de maio de 1481.
- Cristiano II – Duque de Eslésvico-Holsácia, ficou conhecido entre os suecos como Cristiano, o Tirano. Foi o Rei da Dinamarca, Noruega e Suécia (de 1520 até 1521). Seu reinado iniciou em 22 de julho de 1513 e durou até o dia 20 de janeiro de 1523. Foi deposto da Dinamarca e da Noriega pelo tio Frederico e da Suécia por um membro da nobreza chamado Gustavo Vasa.
- Cristiano III – Rei da Dinamarca e Noruega de 4 de julho de 1534 até a sua morte em 1 de janeiro de 1559. Ele foi o filho mais velho do Rei Frederico I e da Rainha Ana de Brandemburgo.
- Cristiano IV – Rei da Dinamarca e Noruega de 4 de abril de 1588 até a sua morte em 28 de fevereiro de 1648. Até hoje é considerado o reinado mais longo da história da Dinamarca (9 anos).
- Cristiano V – Rei da Dinamarca e Noruega de 9 de fevereiro de 1670 até a sua morte em 25 de agosto de 1699. Filho de Frederico III e Sofia Amália de Brunsvique-Luneburgo.
- Cristiano VI – Rei da Dinamarca e Noruega de 12 de outubro de 1730 até a sua morte em 6 de agosto de 1746. Foi o primeiro monarca da Casa de Oldemburgo a privar-se de guerrear.
- Cristiano VII – Rei da Dinamarca e Noruega de 14 de janeiro de 1766 até a sua morte em 13 de março de 1808. Filho de Frederico V e Luísa da Grã-Bretanha, sua primeira esposa.
- Cristiano VIII (Cristiano Frederico) – Rei da Dinamarca (de 3 de dezembro de 1839 até a sua morte em 20 de janeiro de 1848) e da Noruega (de maio a outubro de 1814).
Dinastia de Eslésvico-Holsácia-Sonderburgo-Glucksburgo
- Cristiano IX – Rei da Dinamarca de 15 de novembro de 1863 até a sua morte em 29 de janeiro de 1906. Filho do Duque de Eslésvico-Holsácia-Sonderburgo-Glucksburgo, Frederico Guilherme e da princesa Luísa Carolina de Hesse-Cassel.
- Cristiano X – Rei da Dinamarca (de 14 de maio de 1912 até a sua morte em 20 de abril de 1947) e único Rei da Islândia (de 1918 até 1944).
Mitologia
Helena, nome que deu origem a nomenclatura Elaine e, por sua vez, Crislane, é um personagem da mitologia grega. Segundo os mitos, Helena de Tróia era filha de Zeus (Deus supremo do Olimpo) e Leda.
Ela era considerada a mulher mais bonita da Grécia, e também foi apontada como o pivô da Guerra de Tróia, pois a batalha iniciou após o seu rapto.
Curiosidades
Você sabia que existem 11.745 pessoas chamadas Crislane? Verdade. Corresponde a 0,01% da população brasileira.
Ocupa a 1.489ª posição na escolha dos brasileiros. Essa denominação teve o seu auge nos anos 90, quando foram registradas 5.388 Crislanes. Já a sua variação Crislaine é mais popular e atualmente conta com 24.607 registros, correspondendo a 0,01% da população do Brasil.
Outra curiosidade sobre essa denominação é que o termo relacionado ao nome Crislane é o Cristianismo, que refere-se a qualquer religião que tem fé em Jesus Cristo.
Compartilhe nas redes sociais
Origem do nome Crislane
Origem: Nomes do Latim, Nomes Gregos
Outras Informações do Nome Crislane
Gênero: Nomes Femininos, neutro neutro
O nome Crislane escrito ao contrário é enalsirC