Nomes chiques: inspire-se nas 13 sugestões para meninas e meninos
Lindos e refinados, os nomes chiques têm sido cada vez mais procurados entre os casais, pois expressam muita elegância e são peculiares.
Escrito por Fernando Santos em 4 de julho de 2023
![Bebê em cenário com flores](https://dicionarionomes.com/wp-content/uploads/2023/07/nomes-chiques.webp)
São tantos os motivos que os casais têm para atribuir um nome ao seu bebê. Que tal nomes chiques? Eles são clássicos, imponentes e emitem uma sonoridade tão elegante que só de ouvir dá vontade de repetir inúmeras vezes.
Existe, por exemplo, muitas famílias que optam pelas variações estrangeiras como John (João em português), Antonella, que vem de Antônio e tem origem italiana, Pietro, uma versão italiana do nome Pedro, entre tantos outros com um significado lindo, mas únicos em sua escrita.
Então, confira a lista com os nomes chiques que a equipe do Dicionário Nomes separou para você que está em busca de nomenclaturas para o seu bebê.
Antonella
Começaremos pelas damas e a nossa primeira sugestão de nomes chiques é o queridinho do momento: Antonella. De origem italiana, é a forma diminutiva de Antônia e versão feminina de Antônio. Ele carrega um significado que faz jus à beleza dessa denominação “aquela que é valiosa”, “de valor inestimável” e “alimentada de flores”.
Há ainda outras duas sugestões desse nome que também são bastante requintados como Tonya (versão inglesa) e Antonietta (portuguesa).
Além de ter ganhado o coração dos casais brasileiros, o nome Antonella esteve com grande notoriedade em outro país da América Latina, o Chile. Por lá, essa nomenclatura chegou a se posicionar em segundo lugar no ano de 2012, de acordo com o site Behind The Names.
Alícia
Outra possibilidade que está na lista de nomes chiques é Alícia. Variação de Alice, curiosamente ele surgiu como forma diminutiva do germânico Adelaide. Denominação nobre, o seu significado é digno de uma mulher refinada “de qualidade nobre”, “de linhagem nobre”, “de sangue nobre”, “respeitada” e “majestosa”.
Segundo os principais historiadores, esse nome foi bastante popular na França e na Inglaterra por volta do século XII. No Brasil, a nível de popularidade, ele só perde para Alice, que assume o 165º lugar. De acordo com o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2010, Alícia ocupava a posição 934º, mas é, sem dúvidas, uma das nomenclaturas mais finas pra atribuir a sua bebê.
Celine
Para que melhor versão francesa de nomes chiques do que Celine? Expressa uma fineza, doçura e requinte na sua pronúncia.
De acordo com os principais etimologistas, trata-se da forma diminutiva de Célia que apresenta ao menos três possibilidades de origem.
Pode ter surgido a partir do inglês do inglês Celia, derivação de Cecília, que veio do nome de uma família romana Caecilius, é abreviação do termo latino caecus, que significa “cega”.
Há também a possibilidade do nome Celine ser oriundo do latim coeli, caelum, que quer dizer “dos céus”. Ou, ainda, de ter sido originado como uma versão feminina de Célio, derivado do etrusco celi, que significa “setembro”.
Esse nome ganhou popularidade tamanha nos anos 80, na França, sobretudo, por conta da musa pop internacional Celine Dion.
Segundo os dados do Behind The Names, essa nomenclatura ficou classificada em primeiro lugar nos registros femininos nesse período. Já no Brasil, com base nos dados do IBGE, ele conta com menos cadastros: 2730. Se o seu critério para nomes chiques estiver atrelado a pouco registros, que tal Celine?
Iolanda
Repete comigo: Io-lan-da. Deu pra sentir a leveza e sutileza que essa nomenclatura apresenta? Surgiu possivelmente do latim viola, oriundo do grego íole e significa “violeta”. Carinhosamente, as mulheres com essa denominação podem ser chamadas de Lola ou Iola.
No Brasil, essa é uma sugestão de nomes chiques femininos de grande popularidade, pois com base nos dados do IBGE, ele já soma 54.423 registros.
Para os apreciadores da Música Popular Brasileira (MPB), o cantor e compositor Chico Buarque escreveu em parceria com Pablo Milanés uma música com o nome Iolanda, canção de grande sucesso no país. Confere abaixo um trecho da letra:
Se alguma vez me sinto derrotado
Eu abro mão do sol de cada dia
Rezando o credo que tu me ensinaste
Olho teu rosto e digo à ventania
Iolanda, Iolanda, eternamente Iolanda
Lauren
Se o nome Laura já é glamouroso, imagina a versão inglesa Lauren? Chique demais, não é mesmo? Essa fina nomenclatura era muito mais utilizada como nome masculino ou como variação de Laurence, que no português é traduzido para Lourenço ou Laurêncio.
O uso de nomes em mulheres passou a ocorrer, principalmente, depois do sucesso da atriz Betty Jean Perske, mais conhecida como Lauren Baccal.
Apesar do seu significado exótico “a que vem de Laurento”, “a que vem da terra dos loureiros”, trata-se de uma poderosa e linda opção para nomes femininos.
Lavínia
E quando o nome, além de chique, é classificado como mitológico ganha ainda mais os nossos corações, fala a verdade? Assim é o exemplo de Lavínia, que é originado no latim lavo, lavi, lavatum, que quer dizer “lavar, banhar, purificar”. O significado para essa linda nomenclatura é: “a que purifica” ou “a que banha”.
Na mitologia, como dito acima, Lavínia era o nome de uma princesa itálica, filha de Latino, rei do Lácio, e da rainha Amata. A lenda também conta que ela foi a segunda esposa de Enéas, com quem teve um filho chamado Sílvio.
Scarlet
De longe esse é um dos nomes chiques femininos mais imponentes para colocar na sua bebê: Scarlet. E não é para menos, já que conta um significado que expressa toda sua força que é “corajosa” e “forte”.
Essa nomenclatura surgiu, provavelmente, a partir do inglês Scarlett, que quer dizer “vermelho”. Segundo os principais historiadores, esse era o nome atribuído às pessoas que tinham como ocupação a costura e comercialização de um específico tipo de roupa, chamada de saghrilat, na língua persa.
Se quer uma sugestão de nomes chiques e raros no Brasil, Scarlet pode ser uma excelente opção. Ele tem maior popularidade na Inglaterra e nos Países de Gales, onde já chegou a ser classificado em 155º lugar entre as denominações de maior uso no ano de 2010, segundo o Behind The Names.
Nomes chiques masculinos
E que tal uma lista de nomes chiques masculinos? Os pimpolhos também possuem cada nome requintado que, para aqueles casais que estiverem indecisos, a hora é agora para se inspirar. Confira algumas sugestões abaixo:
Anthony
Se o casal for gêmeo, por que não Anthony, para fazer par com Antonella? Chique, ele é a versão inglesa do nome Antônio, que surgiu do latim Antonius, derivado do grego Antónios, que apresenta um lindo significado “valioso”, “de valor inestimável”, “digno de apreço”.
Toninho, Tony ou Ton, como pode ser chamado carinhosamente, são possíveis apelidos para esse nome de predominância masculina no Brasil. Já nos Estados Unidos, por exemplo, pode ser utilizado tanto em meninas como em meninos.
Álvaro
Um outro exemplo de nomes chiques masculinos é Álvaro. Vê só o requinte e expressividade que significa essa nomenclatura de origem nórdica: “nobre guerreiro”, “exército dos elfos”, “guerreiro protetor” ou “gênio protetor”. Não é para qualquer um não!
Quem assim é chamado remete a uma personalidade de alguém ativo e muito decidido. Independente e corajoso que é, não se abate com os desafios da vida. Você está diante de um homem dotado de bastante inteligência e dinamismo. Só bons motivos para ter um filho com esse nome, hein?
Gregory
Primoroso e sofisticado, o nome inglês Gregory é de origem grega que significa “homem vigilante” e “sempre acordado” e pode ser uma sugestão linda de nomes chiques masculinos.
Segundo os principais etimologistas, os primeiros registros dessa denominação foram encontrados em Portugal por volta do século IV.
No Brasil, trata-se de uma nomenclatura pouco comum, agradando bastante os casais que estão à procura de nomes que possuem poucos registros. Essa denominação tem maior popularidade em outros países como os Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e França.
Joseph
Ao tirar o “ph” desse nome fica fácil entender de onde ele veio, não é? Isso mesmo. Joseph, essa elegante e rebuscada denominação, é a versão inglesa, francesa e alemã de José, que por sinal é a segunda nomenclatura mais popular do país, de acordo com o IBGE.
Ainda segundo os etimologistas, Joseph deriva do grego Ioseph, do hebraico Yosef, que apresenta o seguinte significado: “ele acrescentará”, “acréscimo do senhor”, se referindo a Deus.
Para quem é religioso, trata-se de uma excelente opção de nomes chiques masculinos para o seu bebê. E, para quem não é, conta com uma raridade por ter poucos registros no país. Sem contar o seu lindo conceito.
Levi
Curto, elegante e fino, o nome Levi tem sido bastante procurado pelas mamães e papais, segundo os dados do IBGE. De origem hebraica, o menino que se chama assim carrega no nome um significado forte: “ligado”, “unido”.
Nas escrituras judaicas, especificamente no livro que se chama Torá, o nome Levi foi originado através do termo yillaweh, que quer dizer “ele vai se juntar”. Essa definição é uma relação da união entre Jacó e Lia, sua esposa.
Romeu
E, por último, mas não menos importante na lista de nomes chiques masculinos temos esse clássico, romântico, elegante que é Romeu.
Boa parte dos nomes italianos expressam uma sensualidade e delicadeza na pronúncia e o mesmo acontece com Romeu.
Segundo os principais estudiosos da onomástica, essa nomenclatura tem um cunho religioso, especialmente por ter sido dado aos filhos dos devotos que participavam de romarias. Eles também acreditam que, por conta das peregrinações que são realizadas na cidade de Roma, a matriz da Igreja Católica Apostólica Romana, seu conceito pode ser “o que peregrina à Roma”.
Esse nome passou a ser muito popular depois da obra de Shakespeare intitulada “Romeu e Julieta”.
Há ainda outras variações requintadas do nome Romeu como o francês Roméo, a forma croata Roman, além de uma outra versão italiana que é Rômulo.
![Bebê reborn](https://dicionarionomes.com/wp-content/uploads/2023/07/bebe-reborn-romeu-300x193.webp)
Nomes chiques para meninos têm sido cada vez mais escolhidos entre os casais. (Foto: Pixabay)