Nomes de deuses gregos: inspirações para 2023
Gosta de uma boa história? Está à procura de um nome mitológico para o seu bebê? Que tal nomes de deuses gregos?
Escrito por Fernando Santos em 7 de agosto de 2022
Curte mitologia? Já pensou em nomear o seu futuro herdeiro ou herdeira de nomes de deuses gregos? Se você ainda não pensou nessa possibilidade, então fique de olho nas sugestões que preparamos especialmente para você.
Os papais e mamães estão cada vez mais preocupados com qual nome dar aos seus filhos. Alguns dos itens mais importantes para a escolha do melhor nome é a sonoridade e a imponência dessa nomeação.
Alguns preferem nomes exóticos, outros optam por nomes comuns, mas existem aqueles que anseiam por denominações que estejam cheias de histórias para contar.
Foi pensando nessas pessoas que nós do Dicionário Nomes preparamos uma lista com os nomes de deuses gregos. Essa seleção conta com os personagens mitológicos mais importantes do pantaleão olímpico para que possa inspirar ainda mais esses papais curiosos.
Zeus
A população da Grécia Antiga costumava cultuar deuses, divindades poderosas personificadas com características físicas e comportamentais semelhante às dos seres humanos. Eles eram responsáveis por manter a ordem das forças da natureza como o oceano, o fogo, o sol e até o vento.
Esses seres tinham as mesmas qualidades e defeitos dos humanos, portanto, eles poderiam ajudar em uma colheita, mas também poderiam punir com uma inundação aqueles que tivessem um mal comportamento.
Um dos mais importantes nomes de deuses gregos é Zeus, que corresponde a Júpiter na mitologia romana. Ele é o deus supremo do pantaleão olímpico. Senhor dos deuses olímpicos, do trovão, dos raios e do céu.
Filho de Cronos (rei dos titãs) e Reia (titânide). Seus irmãos são Deméter, Poseidon, Héstia, Hades e Hera, com quem se casou e teve Ares (deus da guerra), Hebe (deusa da juventude), Éris (deusa da discórdia) e Ilitia (deusa do parto).
Ele era o “todo poderoso”, porém nem só de boas ações vivia Zeus, ele era uma espécie de Mr. Catra da mitologia grega, por isso, teve diversos outros filhos frutos de casos extraconjugais, entre eles estão Apolo, Ártemis, Hermes, Atena, Dionísio, Helena de Troia e muitos outros.
Origem desse forte e poderoso nome é grega, advindo de um deus indo-europeu chamado Dyeus, derivado do termo “dyeu” que significa “Deus” e remete a “brilho” e “céu”.
Hera
Se Zeus é o soberano dos deuses olímpicos, isso faz de Hera a primeira-dama e “dona do pedaço”, no que diz respeito ao panteão olímpico.
Hera é um dos nomes de deuses gregos mais interessantes, isso porque não se sabe ao certo de onde surgiu. Alguns etimólogos acreditam que pode ter surgido do termo “heros” que remete a “heroína” e “guerreira”, mas outros estudiosos sugerem que pode ter vindo de “haireo” que quer dizer “a escolhida”.
Essa nomeação representa toda a astúcia e determinação das mulheres, já que a deusa Hera é conhecida por representar os valores familiares, o matrimônio, além disso é tratada como a rainha dos deuses gregos.
Na cultura romana, ela equivale a Juno. Vale destacar que, a divindade é retratada como uma mulher forte, que consegue dar amor aos seus entes queridos, mas que é capaz de se vingar daqueles que põe em risco a tranquilidade do seu lar. Quem ousa desafia-la desfruta da temida fúria de Hera. #FicaaDica #HerinhaPazeAmor
Hades
Essa denominação bem que poderia está na lista dos nomes unissex, já que os seus 22 usuários brasileiros possuem tanto o gênero masculino quando o feminino, no entanto, esse nomeação foi selecionada para o hall da fama dos nomes de deuses gregos.
Hades é a forma latinizada do grego “aides” que significa “invisível” em referência ao capacete de invisibilidade do Deus Hades. Essa nomenclatura tem uma sonoridade muito agradável, por isso poderia ser mais adotado pelos papais e mamães.
Entre os romanos ele é visto como Plutão, entretanto, para os gregos ele é o temido Deus do Submundo e mundo dos mortos. Devido a essa simbologia, Hades tornou-se um nome pouco utilizado para nomear bebês.
A divindade é casada com Perséfone e irmão mais velho do todo poderoso Zeus. Por isso, é temido por deuses e homens, já que ninguém quer ser arrebatado para submundo de Hades.
Poseidon
Uma coisa é fato, de todos os nomes de deuses gregos, Poseidon é o mais imponente, concorda? Isso porque a sonoridade desse nome traduz toda a força do deus dos oceanos e rios.
Nos mitos romanos ele representa Netuno, mas na mitologia grega ele é um irmão muito estimado por Zeus. Foi com a sua ajuda que o soberano conseguiu ganhar a guerra dos titãs e vencer Cronos, deus do tempo e pai de ambos.
Vale ressaltar que Hades também deu grande contribuição para que os irmãos vencessem a Titanomaquia, como é chamada a batalha dos titãs.
Atena
Imagine uma mulher linda e inteligente. Imaginou? Então, multiplica ela por mil, que deve ser a quantidade de filhos do seu pai Zeus.
Atena é uma denominação simples e muito bonita, toda essa simplicidade foi notada por 68 casais brasileiros que resolveram nomear as suas princesinhas com o nome da deusa grega da sabedora e da guerra estratégica e justa.
Em se tratando de nomes de deuses gregos, Atena é aquela cujo significado remete a “louvor aguçado” que podemos compreender que é uma pessoa que homenageia de forma astuciosa.
Para quem curte nomes exóticos, Minerva, sua correspondente na mitologia romana, é uma boa opção, e tem um número maior de registros. No total, existem 392 pessoas chamadas Minerva no Brasil.
Toda a exclusividade dessa nomenclatura faz de Atena uma boa escolha quando o assunto é nomes de deuses gregos.
Hermes
Um dos nomes de deuses gregos mais interessantes é o do mensageiro dos deuses Hermes. Ele é um dos muitos filhos de Zeus, porém graças à sua eloquência e poder de influenciar pessoas, foi o único a não sofrer com a fúria de Hera.
Ele é aquele típico malandro que gosta de contar vantagem, é esperto, sagaz e muito mais muito bom de lábia.
Apesar de toda controversa, o Deus Hermes no fundo é boa gente, prova disso, é que graças ao seu poder de oratória e por ser considerado diplomático ganhou a simpatia da sua madrasta Hera e tornou-se o braço direito do seu irmão Apolo.
Apolo
Por falar em Apolo, ele também faz parte da nossa seleta lista de nomes de deuses gregos. A divindade é uma das mais adoradas da antiguidade, ficando atrás apenas do seu pai Zeus, que aliás teve esse filho a partir da sua relação com Leto (deusa do anoitecer).
Toda essa veneração ao Deus Apolo vem da singularidade da sua beleza, sendo representado nos mitos como a divindade do sol e das artes. Ele era um dos mais bonitos e encantadores entre os 12 deuses olímpicos, detalhe que fez com tenhamos selecionado seu nome para a nossa listinha dos nomes de deuses gregos.
E quem não gostaria de ter um Apolo por perto? Para 2.125 casais brasileiros, esse questionamento parece fazer sentido, já que eles resolveram nomear os seus bebês com esse nome.
Todo esse sucesso se deve à graciosidade dessa denominação e à beleza da sua simbologia que é digna dos deuses. A origem do nome Apolo vem do grego “Apóllon” que se refere a “espírito do calor” que nos faz lembrar o aconchego do nosso lar ou o abraço de uma amigo querido. #ApoloSeuLindo
Ártemis
Para quem gosta de nomes de deuses gregos Ártemis é uma boa opção, mas se preferir pode escolher a sua versão romana Diana, que é ainda mais graciosa.
Ártemis é a deusa da lua, da caça e dos animais. Filha de Zeus com Leto e irmã de Apolo. A nomeação da divindade remete a uma guerreira astuciosa, e a simbologia do seu nome transmite confiabilidade, já que o termo grego “artemes” significa “seguro”.
Afrodite
Que tal nomear a sua bebê com um dos nomes de deuses gregos que mais traduzem a beleza e o amor? Essa denominação representa não apenas a beleza e o amor, mas também o prazer. Na mitologia romana ela é chamada de Vênus.
Sua origem vem do grego “aphrós” que quer dizer “espuma” uma referência ao nascimento da deusa. De acordo com os contos mitológicos, Afrodite foi produzida a partir da espuma do mar formada quando o seu avô Cronos jogou no mar a parte intima do seu pai Urano (deus do céu).
Não é à toa que ela é chamada de “deusa do amor”, a divindade tem o poder de atrair os homens ao seu redor. Ela colecionou admiradores entre eles diversos mortais e deuses, dos quais fizeram parte Apolo, Hermes, Poseidon e o deus do fogo Hefesto, com quem era casada.
Dionísio
O último, mas não menos importante na nossa lista do nomes de deuses gregos é o festeiro e alegre Dionísio.
Embora Apolo seja considerado o senhor da música da poesia, é Dionísio, na mitologia grega, ou Baco, na romana, que faz a festa acontecer. Ele é considerado o deus do vinho, dos festejos e da esbórnia.
Ele é outro dos muitos filhos Zeus, porém a essa divindade é fruto do relacionamento do “todo poderoso” com Semele.
Embora essa nomeação seja associada à boemia da deidade grega, sua simbologia é muito bonita e representa “espírito das águas”, e também “o céu e as águas”.
Algo interessante sobre essa divindade é que nem tudo na vida dele foram “flores”. Na verdade, sua história é cheia de momentos tristes, como por exemplo quando sua mãe morreu, vítima da ira da vingativa Hera, ou quando casou-se com Ariadne (filha do rei Minos) sendo ela apaixonada pelo herói Teseu.
E você, o que achou da nossa seleção dos nomes de deuses gregos? Esperamos que essas sugestões possam ter ajudado você a decidir o melhor nome para o seu lindo “baby”. Também aceitamos sugestões de temas legais para o nosso próximo artigo.