Nomes Indígenas
Os povos indígenas foram os primeiros habitantes do Brasil, e de lá pra cá muitas pessoas resolveram homenagear os seus ancestrais dando aos seus bebês lindos nomes indígenas. Kauê, por exemplo, representa “homem bondoso”, e Kayke, “ave que desliza pelas águas”. Confira muitos outros nomes iguais a esses na lista abaixo.
Sicupira
Sicupira é variante de Sucupira, termo de origem indígena, que dá nome a diversas espécies de árvores. Refere-se a mulheres independentes.
Tuane
Tuane é um nome curto que pertence ao gênero feminino. “Estrela” ou “astro celeste” são dois significados atribuídos a essa denominação.
Potengi
Potengi tem origem indígena, surgiu do tupi-guarani “potenjy”, significa “rio de camarões”. Nomeia o Rio Potengi (Rio Grande do Norte).
Poranga
Poranga é um nome tipicamente brasileiro, já que a sua origem indígena vem do tupi-guarani, do termo “porang” que significa “bonito”.
Ubiratan
De origem tupi, o nome Ubiratan significa: “madeira forte”, “lança dura”. Essa era a forma como os índios designavam a madeira.
Potira
Potira é um nome feminino, de origem indígena, derivado do tupi-guarani e significa “flor” em referência à Vitória Régia.
Tainara
Tainara é um nome variante de Tainá. Sua origem vem do tupi “tainã” que significa “estrela” e remete a “iluminada”.
Poti
Poti é um nome, segundo estudiosos, de origem indígena que significa “rio de ouro”. Trata-se de uma nomenclatura bem incomum no país.
Ubirajara
Ubirajara tem origem indígena, vem do tupi “übürai'yara”, significa “senhor da lança”. Esse nome é título de uma obra de José de Alencar.
Taiguara
Taiguara é um nome belo para meninos. Essa denominação tem origem indígena e carrega o seguinte significado: "aquele que é liberto".
Paraguaçu
Paraguaçu é um nome de origem indígena que significa “rio grande” ou “rio imenso”. Trata-se de uma nomenclatura exótica para bebês.
Taci
Taci é um nome de origem indígena. Essa denominação curta do gênero feminino é pouco popular entre os brasileiros. O significado é “inseto”.
Ubajara
Ubajara é um nome que tem origens indígena e tupi. O termo do gênero masculino tem os significados: "dono das armas" ou "dono de Canoas”.
Teçá
De origem indígena e húngara, o nome Teçá significa “aquela que tem olhos atentos”, “atenta”; “natural de Tera”.
Kauan
Kauan é um bonito nome do gênero masculino. Essa denominação tem origens finlandesa e indígena e quer dizer: “gavião” ou “comprido”
Sabará
Sabará é um toponímico de origem indígena, derivado do tupi “tesáberabusu” que significa “grandes olhos brilhantes”.
Yara
Yara é um dos nomes mais belos para meninas. O termo tem os seguintes significados: "mãe d'água", "dona da água" ou "senhora da água".
Cambuci
Cambuci é um nome de origem tupi que significa “vaso de água”. Trata-se de uma nomenclatura bastante incomum no Brasil.
Jandir
Jandir é um nome de origem indígena, derivado do termo tupi-guarani “Jandieira” que quer dizer “abelha de mel”.
Ubá
Ubá é uma nomenclatura de origem indígena que surgiu do tupi-guarani e significa “canoa”.