Nomes Tupis
Os nomes tupis são muito populares no Brasil, principalmente por suas fortes expressões e contexto histórico. Por que não optar um deles na hora de escolher um nome para seu bebê? Um exemplo muito comum é Iara, que significa “mãe d’água”, “a beleza das águas”. Esses e outros conceitos de termos tupis você confere na lista abaixo.
Tuane
Tuane é um nome curto que pertence ao gênero feminino. “Estrela” ou “astro celeste” são dois significados atribuídos a essa denominação.
Poranga
Poranga é um nome tipicamente brasileiro, já que a sua origem indígena vem do tupi-guarani, do termo “porang” que significa “bonito”.
Ubiratan
De origem tupi, o nome Ubiratan significa: “madeira forte”, “lança dura”. Essa era a forma como os índios designavam a madeira.
Cauan
Cauan é um nome oriundo do tupi que significa “gavião”. Os índios usavam o termo “cauã” para fazer referência às aves da família falcão.
Potira
Potira é um nome feminino, de origem indígena, derivado do tupi-guarani e significa “flor” em referência à Vitória Régia.
Paraopeba
Paraopeba é um nome que tem origem tupi. Essa denominação do gênero masculino carrega o seguinte significado: “Rio das águas rasas”.
Tainara
Tainara é um nome variante de Tainá. Sua origem vem do tupi “tainã” que significa “estrela” e remete a “iluminada”.
Pitangui
Pitangui é um nome pouco convencional no Brasil. Essa denominação do gênero masculino é oriunda do tupi e significa: "rio das crianças".
Ubirajara
Ubirajara tem origem indígena, vem do tupi “übürai'yara”, significa “senhor da lança”. Esse nome é título de uma obra de José de Alencar.
Sepetiba
Sepetiba é um nome pouco comum entre os brasileiros. Essa denominação é de origem tupi e tem o seguinte significado: "cerrado de sapê".
Ubajara
Ubajara é um nome que tem origens indígena e tupi. O termo do gênero masculino tem os significados: "dono das armas" ou "dono de Canoas”.
Piraju
Piraju é um nome que possui origem tupi e significa “peixe dourado”. É uma nomenclatura incomum no Brasil, de acordo com o IBGE.
Sabará
Sabará é um toponímico de origem indígena, derivado do tupi “tesáberabusu” que significa “grandes olhos brilhantes”.
Yara
Yara é um dos nomes mais belos para meninas. O termo tem os seguintes significados: "mãe d'água", "dona da água" ou "senhora da água".
Tabajara
Tabajara é um nome tupi. Essa denominação pouco comum entre os brasileiros é do gênero masculino e significa "O Senhor da nossa aldeia".
Cambuci
Cambuci é um nome de origem tupi que significa “vaso de água”. Trata-se de uma nomenclatura bastante incomum no Brasil.
Jandir
Jandir é um nome de origem indígena, derivado do termo tupi-guarani “Jandieira” que quer dizer “abelha de mel”.
Jandira
Jandira é um nome para meninas que vem do tupi. Essa denominação quer dizer "abelha de mel", "o que corre como o mel" ou "melíflua".
Ubá
Ubá é uma nomenclatura de origem indígena que surgiu do tupi-guarani e significa “canoa”.
Birigui
Oriundo do tupi, o nome Birigui significa “mosca que sempre vem” ou “mosca pequena”. Era um inseto muito frequente na cidade de Birigui.