10 nomes antigos femininos que voltaram com tudo

Os nomes antigos para bebês voltaram à moda. Clássicos como Maria, João, Gabriel são uma das opções mais procuradas pelos casais.

Escrito por Fernando Santos em 29 de abril de 2023

Nomes antigos, você gosta deles? Que tal deixar de lado os mais usados atualmente como Enzo, Valentina e Benjamin pelos clássicos Maria, João, Ana e Antônia? Eles estão voltando com tudo e têm sido muito procurados.

Tenham eles sentidos religiosos, históricos ou de diferentes origens, o importante é ficar por dentro das principais informações acerca do nome do bebê. Por essa razão, a equipe do Dicionário Nomes separou para vocês os 10 nomes antigos femininos mais utilizados. Confira na lista abaixo:

Ana

Entre os mais populares do Brasil, Ana ocupa o 3º lugar com 3.089.858 pessoas registradas no país.  Além de ser curto e bonito, ele nunca saiu de moda e ocupa os primeiros lugares entre os nomes femininos. Por isso está na nossa lista de nomes antigos! De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa denominação só fez crescer e em 2000 houve o boom.

A sua popularidade vem, sobretudo, por a origem de nomes bíblicos. Ana é o nome de várias personagens religiosas. A primeira e mais conhecida é citada no Velho Testamento, inicialmente estéril, mas que engravidou do profeta Samuel, em idade muito avançada. Já a outra, aparece no Novo Testamento como uma profetisa que reconhece o menino Jesus como o Messias.

A origem do nome Ana é hebraica. Veio do termo Hannah, e do latim Anna, e por sua vez significa “graciosa, cheia de graça”.

Antônia

O nome Antônia, além de ser forte e gracioso, é uma das lindas sugestões de nomes antigos para dar a seu bebê. Ele está na lista dos mais populares, ocupando a 24º. No Brasil, esse registro já conta com 592.815 pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No país, essa denominação é muito usada como nome próprio ou nome composto, como Maria Antônia e Antônia Gabriela. Os estados brasileiros com a maior frequência dessa nomenclatura são: Ceará, Piauí e Maranhão.

Para os papais e mamães que gostam de nomes antigos e são curiosos para saber a origem e o significado, Antônia é a versão feminina de Antônio, oriundo do latim Antonius. O sentido literal é: valiosa”, “de valor inestimável”, “sem preço”.

Aparecida

Os anos de maior uso do nome Aparecida foram entre 1950 e 1960. Segundo as informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, nesse período os registros subiram de 73.918 para 81.759 pessoas. Ainda de acordo com o órgão, essa denominação ocupa a posição 93º entre os mais populares.

Muito da sua popularidade se deve à origem brasileira e religiosa que homenageia “Nossa Senhora”. Ela é a padroeira do país desde o ano de 1929, conforme proclamação do Papa Pio XI. A igreja comemora sua festa no dia 12 de outubro.

Além de ser um dos nomes antigos mais conhecidos, ele também é muito usado como nome composto, como é o exemplo de Maria Aparecida. Carinhosamente, os amigos e familiares podem chamá-la de Cida ou Cidinha.

Cláudia

Imponente, bonito e um dos nomes de bebês mais populares do Brasil. Cláudia está na posição 66º e já soma 359.494 pessoas de registros no país, segundo as informações do último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para se ter ideia, o período de maior frequência dessa denominação foi em 1970, quando chegou a nomear 154.258 pessoas. Atualmente, os estados brasileiros que apresentam as maiores taxas do nome Cláudia são Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

Ao falar da origem do nome, deve-se levar em conta o seu contexto histórico e os primeiros registros. Segundo as principais fontes, esse termo surgiu do latim Claudius, e começou a ser utilizado em Roma como nome de família. Por conta disso, surgiram vários imperadores com essa nomenclatura e o mais famoso deles foi Claudiu I.

O significado literal desse, que é um dos nomes antigos mais belos, é “coxa” ou “manca”, pois se tratava do primeiro imperador chamado Claudius que andava mancando.

Além desse ponto histórico, Cláudia também tem referências hebraicas, pois é o nome de uma personagem bíblica, citada no Novo Testamento como uma mulher romana.

E que tal pensar sobre as possibilidades de apelido? Carinhosamente, os amigos e familiares podem chamá-la de Cau, Clau, Claudinha, Cacau, Dinha.

Fátima

Ao longo de alguns anos o nome Fátima ficou entre os mais populares do Brasil, especialmente na década 60, quando foram registradas 69.263 pessoas. Os dados realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que 198.083 pessoas são chamadas assim no país. O estado do Ceará é o de maior frequência desse nome.

E se tratando de nomes antigos, por que escolher o nome Fátima? É uma excelente sugestão, principalmente para quem procura um sentido religioso. De acordo com a tradição muçulmana, o profeta Maomé atribuiu a sua filha esse nome. Já segundo o catolicismo, a Virgem Maria apareceu muitas vezes onde hoje se chama o Santuário de Fátima, localizado no Concelho de Ourém, em Portugal.

Por ter origem árabe persa, vinda do termo Fatimat, e do árabe Faatima, o significado literal desse nome é “mulher que desmama seus filhos”, “mulher que realizou seus filhos no caminho do conhecimento divino”.

Francisca

Este é outro que lidera no ranking dos nomes antigos mais populares. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que ele ocupa o 16º lugar em relação aos mais usados. Ainda de acordo com o órgão, já são 725.642 pessoas com essa denominação no país.

O que fez esse termo ficar popular em várias regiões do mundo, segundo as fontes históricas, foi devido a São Francisco de Assis. A forma feminina surgiu pela primeira vez em registros ingleses no ano de 1288, sob a variante Francesca.

No Brasil, esse nome costuma aparecer bastante atrelado a outras denominações formando um nome composto, como Maria Francisca, Ana Francisca. As pessoas mais próximas podem chamá-la carinhosamente de Francis, Fran ou Chica.

Segundo os estudos etimológicos, o nome Francisca é a versão feminina de Francisco, oriundo do latim Franciscus, derivado do termo germânico Frankisk. O prefixo “Frank” quer dizer “Franco” e o sufixo “isk” corresponde a nacionalidade. Por essa razão, o seu significado é “francesa livre” ou “aquela que vem da França”.

giphy

Joana

E quando João, um dos nomes antigos e mais populares do mundo, possui a linda versão feminina Joana? No Brasil, mais de 250 mil pessoas possuem essa denominação. O ano de maior boom, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi em 1960.

Para os papais e mamães que estão na busca de nomes antigos e que possui um sentido religioso, Joana é uma excelente opção. Nas escrituras bíblicas ela é citada no Novo Testamento, no livro de Lucas 8:1-3 como uma das mulheres que serviam a Jesus com os seus bens.

De acordo com os principais historiadores, a origem do nome Joana veio do hebraico Yôḥānān, diminutivo de “Yəhôḥānān”, que quer dizer “Deus gracioso”, “Deus é misericórdia” ou “agraciado por Deus”.

Lúcia

Se você está procurando nomes antigos, Lúcia é um dos mais clássicos do Brasil. Já foram registradas 287.917 pessoas com essa denominação, segundo dos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Curto, simples e bonito, o nome Lúcia é a variação feminina de Lúcio. Oriundo do latim Lucius, significa “luz”, “aquela que é iluminada”, “aquela que nasceu com a manhã”. Segundo as principais fontes históricas, muitas crianças quando nasciam na madrugada ou no início da manhã acabavam por receber esse nome.

No Brasil, por conta da Igreja Católica, muitos casais batizam suas filhas com esse nome por conta da devoção a Santa Lúcia de Siracusa, mais conhecida como Santa Luzia. Ela é considerada a padroeira dos oftalmologistas e protetora daqueles que possuem problemas de visão.

Maria

Você está diante da denominação mais popular do Brasil. Além de também ser um dos nomes antigos, ele está em 1º lugar há muitos anos, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para se ter ideia, já foram registradas 11.734.129 pessoas com essa nomenclatura. Bem querido ele, não?

Antes mesmo do período de Jesus Cristo, os estudiosos relatam que o nome Maria derive do sânscrito Maryáh, e significa “a pureza”, “a virtude”, “a virgindade”. Contudo, outros autores atribuem a etimologia do nome Maria ao termo egípcio mry, que quer dizer “amar”.  Logo, o seu significado literal é: “senhora soberana”, “vidente” ou “a pura”.

Além disso, se trata de uma personagem bíblica, a mãe de Jesus. Ela é mencionada no Novo Testamento e é uma das santas com o maior número de devotos no mundo todo.

O nome Maria também pode ser visto como nome composto, sob as formas: Maria Fernanda, Maria Luísa, Maria Aparecida, Maria Clara, entre outros.

Rita

Rita também está na lista dos nomes mais populares. Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que 355.552 pessoas foram registradas com essa denominação. Então, se você procura nomes antigos, além de bastante conhecido, ele é uma boa opção.

Essa denominação, segundo as fontes que estudam a etimologia das palavras, é oriundo do italiano Margherita, e significa “pérola”. Algumas fontes acreditam que os gregos tomaram o nome emprestado do persa murvarid, murwari, que quer dizer “criatura de luz”, por extensão, “iluminada”. Ainda segundo os historiadores, o nome Rita foi encontrado em Portugal em documentos do ano de 1792.

Uma das personalidades históricas mais conhecidas com este nome é Santa Rita de Cássia. Ela se tornou monja agostinha no Convento de Cascia, depois de ter perdido os filhos e o marido.

Sandra

É fato que Sandra está na lista dos nomes antigos mais populares do Brasil. Isso porque, só no ano de 1970, quando houve um boom, 177.796 pessoas foram registradas. De acordo com o Instituto de Geografia e Estatística do Brasil (IBGE), já somam 480.379 pessoas com essa nomenclatura no país.

O nome Sandra surgiu a partir do italiano Sandra, que na verdade é o diminutivo dos nomes também italianos Alessandra e Cassandra. O significado literal dessa denominação é “protetora da humanidade” ou “defensora do homem”.

As pessoas que são batizadas com este nome podem receber apelidos carinhosos de amigos e familiares tais como Sá, Sasá, ou Sandrinha.

giphy

Blog dos Nomes

Veja mais no Blog dos Nomes