Os 10 nomes mais comuns no Brasil

Chega de Enzo e Valentina, a moda agora é ser vintage! Que tal escolher para o seu bebê um nome clássico e cheio de histórias para contar?!

Escrito por Fernando Santos em 20 de março de 2023

Enquanto muitos pais gostam de nomes diferentes para os seus filhos, outros vão na contramão da nova tendência e optam por nomes mais tradicionais.

Se você é daqueles que prefere o clássico aos nomes exóticos, nós do Dicionário Nomes preparamos uma lista com os 10 nomes mais comuns no Brasil para ajuda-lo (a) nessa difícil tarefa que é decidir qual o melhor nome para o seu bebê.

1º – Maria

Está pensando em um nome elegante e tradicional? Que tal, o mais popular do mundo?!

O primeiro nome da nossa lista dos nomes mais comuns no Brasil é Maria, que nos remete a pureza e simplicidade. Essa denominação ocupa o 1º lugar na escolha dos brasileiros: no total são 11.734.129 pessoas com essa nomenclatura.

Nos Estados Unidos, é também o mais popular do país: existem 3.393.456 norte-americanas cadastradas como Mary, a variação de Maria.

Esse nome está presente em muitos países e apresenta diversas variações como: Malia (havaiano), Miriam (hebreu e alemão), Marianna (italiano), Maura (escocês), Mariam (árabe) e Marie (Francês).

A sua origem etimológica é incerta e possui duas possibilidades, a primeira é que surgiu a partir do hebraico “myriam“, que significa “senhora soberana” ou “a vidente”.

A segunda possibilidade é que vem do também hebraico ” Miriam“, uma união dos termos “mar” (mestre) e “ram” (poderoso).

O nome Maria começou a popularizar-se a partir da Virgem Maria, famosa por ter concebido Jesus Cristo. Por esse motivo, essa denominação representa a pureza e a virtude.

Geralmente, esse nome é registrado da forma comum como Maria, ou ainda composta por outros nomes como Maria Eduarda, Maria Júlia (Majú), Maria Luísa (Malu) e Maria Clara.

Além de ser um dos nomes mais comuns no Brasil, Maria é ainda um belo exemplo de que ser vintage é a nova tendência.

2º – José

Se o seu bebê é do sexo masculino, por que não dar a ele o nome José?! Além de ser o nome de menino mais popular do Brasil, pode ainda ser composto com outros nomes como José Lucas, José Pedro, José Victor ou até José Enzo.

Além de ser uma denominação atemporal ele é elegante, clássico e torna-se também muito moderno quando utilizado em sua forma composta.

Atualmente, existem 5.754.529 pessoas chamadas José no Brasil, que correspondem a 3,14% da população brasileira.

Na Itália, a sua variação Giuseppe, é o terceiro nome mais utilizado pelos italianos, no total 838.633 pessoas foram cadastradas com essa denominação.

O nome José é uma versão brasileira de Joseph, que vem do hebraico “Yosef“, e significa “Ele acrescentará”, referindo-se a Deus.

Ele tornou-se um dos nomes mais comuns no Brasil graças a três personagens bíblicos: José do Egito (filho de Jacó), José de Arimatéia (discípulo de Jesus Cristo) e José de Nazaré (pai adotivo de Jesus e marido da Virgem Maria).

3º – Ana

Um dos nomes mais comuns no Brasil é Ana. Uma palavra com poucas letras, mas que remete a um significado profundo e emblemático.

Ana ou Anna (na versão inglesa, germânica e italiana), é uma denominação bíblica que tem origem do hebraico “hannah“, que foi incorporado ao latim “Anna” e significa “graciosa” ou “cheia de graça”.

Duas personagens notáveis com essa denominação estão presentes no Velho e no Novo Testamento, respectivamente, são elas: Ana, mulher estéril que concebeu seu filho Samuel por um milagre divino; e Ana, profetisa que levava a palavra de Deus ao povo de Jerusalém.

Se você, assim como os 3.089.858 de brasileiros que nomearam as suas filhas com o nome Ana, gosta de nomes curtos pode optar por essa linda denominação, mas se preferir pode utilizá-la junto com outra nomenclatura da sua preferência como Ana Júlia (Analu), Ana Paula, Ana Beatriz ou Ana Carolina.

Ana foi a musa inspiradora de diversos compositores, entre eles a dupla Erasmo e Roberto Carlos.

A linda canção foi composta em 1970, segundo Dudu Braga (filho de Roberto) como forma de homenagear Ana Paula, filha mais velha do Rei, que faleceu em 2011, aos 45 anos de idade.

Anna é também o sétimo nome mais popular na Itália, possuindo 521.181 registros.

Por isso, se procura nomes mais comuns no Brasil que tal essa sugestão?!

4º – João

Tá aí um nome que nunca sai de moda. Essa é uma daquelas denominações que fica linda sozinha ou nas versões compostas como João Pedro, João Paulo, João Victor ou João Guilherme.

Essa nomenclatura do gênero masculino é extremamente versátil e moderno podendo compor com a versão feminina, como Maria João, que fica lindo do mesmo jeito. Muito amor por esse nome!

Essa belíssima denominação possui 2.984.119 registros no Brasil, e nos Estados Unidos, onde está presente na forma de John, é o segundo nome masculino mais utilizado, possuindo 4.594.023 cadastros.

O nome João tem origem no latim “Ioannes”, que é derivado do grego “Ioánnis”. No entanto, sua origem etimológica é baseada no hebraico “Yôḥānān”, forma reduzida de “Yəhôḥānān”, que significa “Deus gracioso”, “Deus é misericórdia” ou “agraciado por Deus”.

A palavra “Yəhôḥānān” ou “Yehokhanan” é resultado da união de dois termos “Yah” que significa “jeová” ou “Deus” e “hannah” que quer dizer “graça”.

Essa denominação, que também é um dos nomes mais comuns no Brasil, remete a dois personagens da Bíblia: João Batista, eremita judeu que batizou Jesus Cristo; e João Evangelista, um dos doze apóstolos, responsável por escrever o Evangelho Segundo João e o Apocalipse.

5º – Antônio

Esse é um daqueles nomes mais comuns no Brasil que dá o que falar. Primeiro porque é tradicional, moderno, atual e ao mesmo tempo antigo.

Tudo isso, porque pode ser utilizado de forma composta como Antônio Miguel; como variação de Anthony, ou ainda na versão feminina na forma de Antonella.

São tantas possibilidades, que fica até difícil escolher apenas a sua forma tradicional.

O nome Antônio tem origem no galego-português “Antom“, derivado do latim “Antonius“, que por sua vez surgiu a partir da palavra grego “Αντώνιος“, que em português fica “Anthony“. O significado desse nome é “valoroso”, “de valor inestimável”, pessoa que é “digna de apreço”.

Essa denominação é utilizada por 2.576.348 pessoas no Brasil, entre eles os talentosos Tony Ramos (ator), Antônio Fagundes (ator) e Antônio Carlos Jobim (cantor e compositor).

6º – Francisco

Esse nome é aquele que veio para abrilhantar ainda mais a nossa listinha dos nomes mais comuns no Brasil.

O nome Francisco surgiu do latim “Franciscus”, que deriva do germânico “Frank”, o mesmo que Franco em português, e significa “livre”.

Um dos maiores representantes dessa denominação foi o frade católico italiano, que conhecemos como São Francisco de Assis.

No Brasil, 1.772.197 pessoas recebem o nome de Francisco. No entanto, esse número pode ser ainda maior se juntarmos as suas versões compostas como Luiz Francisco ou José Francisco.

7º – Carlos

Outro representante dos nomes mais comuns no Brasil do gênero masculino é Carlos que, assim como os demais, é bastante utilizado de forma conjunta nas versões de Carlos Alberto ou Roberto Carlos, esses são os nomes de dois grandes artistas brasileiros.

O primeiro é Carlos Alberto de Nóbrega, famoso humorista, e o outro é um ilustre cantor que recebe o título de “Rei Roberto Carlos”.

O nome Carlos surgiu do germânico “Karl” e quer dizer “homem” ou “Homem do povo”. O termo também está relacionado ao germânico “hari” que remete a “exército” ou “guerreira”. O Brasil possui 1.489.191 Carlos.

8º – Paulo

Paulo é um nome bíblico, de origem latina, que significa “pequeno” ou “humilde”. É a versão portuguesa e galega da denominação romana “Paulus”. Na versão inglesa recebe a denominação de Paul.

Dos nomes mais comuns no Brasil, ele é aquele que ocupa a 8ª posição na preferência dos brasileiros. Atualmente, 1.423.262 pessoas no país chamam-se Paulo.

A sua popularidade está relacionada a Paulo de Tarso (personagem bíblico autor de 13 livros do Novo Testamento), mas também pelos artistas Pablo Picasso e Paulo Coelho, o primeiro foi o co-fundador do cubismo e o segundo é considerado um dos maiores fenômenos da literatura do século XX.

9º – Pedro

Você que é mãe ou pai e chegou até a 9ª opção na lista de nomes mais comuns no Brasil sem decidir qual a melhor denominação para o seu bebê, daremos alguns motivos para optar por Pedro.

O primeiro é que ele é um nome curto, que pode ser composto com outros como Pedro Henrique ou Pedro Daniel, além de nos remeter a força e a bravura.

O nome Pedro tem origem grega, surgiu de “Pétros”, derivado de “Petra”, que significa “pedra” ou “rocha”.

Essa denominação, além de pertencer a quase 200 santos da igreja católica, também tem como representante um dos apóstolos mais próximos de Jesus Cristo, que hoje é conhecido como São Pedro.

E para você ter certeza de que esse é um dos nomes mais comuns no Brasil, o censo do IBGE de 2010 nos informa que existem 1.219.605 pessoas chamadas Pedro no país. Já a sua versão italiana, Pietro tem 174.539 registros.

10º – Lucas

Por último, mas não menos importante, temos o nome Lucas, que representa muito bem a nossa lista dos nomes mais comuns do Brasil.

Essa denominação possui 1.127.310 de adeptos no Brasil. Já a sua versão italiana, Luca é o 5º mais popular na Itália.

Apesar de ocupar a 10ª posição na preferência dos brasileiros, esse nome é bastante versátil e não poderia ficar de fora do nosso catálogo dos nomes mais comuns no Brasil.

O nome Lucas surgiu do grego “Loukás”, diminutivo de “Loukanós”, que quer dizer “da Lucânia, lucano”.

Além disso, a denominação corresponde ao nome “Lúcio”, o que confere o significado de “iluminado”.

E aí, gostou da listinha com os 10 nomes mais comuns no Brasil que selecionamos especialmente para você?!

Fala sério, com tantas opções aposto que agora ficou muito mais fácil escolher um nome de bebê para chamar de seu.

Blog dos Nomes

Veja mais no Blog dos Nomes