Os 16 nomes bíblicos mais belos para colocar no bebê

Nomes bíblicos carregam uma simbologia encantadora, principalmente, pela história admirável dos personagens. Apresentamos 16 inspirações.

Escrito por Fernando Santos em 26 de abril de 2023

Nomes bíblicos: procura algum? Então você está no lugar certo!

Existem muitas denominações encantadoras e com o significado belo. Separamos 8 nomes bíblicos para meninos e meninas que podem servir de inspiração para quem ainda não tem ideia de como chamar o bebê.

giphy

Davi

“Amado” e “querido”. Esses são dois significados lindos, não é verdade? Ambos são atribuídos ao nome bíblico Davi que é oriundo do hebraico Dawid, Dawídh.

O texto sagrado aponta que Davi foi um dos líderes de Israel. Ele é conhecido, principalmente, em razão da batalha enfrentada contra o gigante filisteu chamado Golias.

A história é descrita no livro de I Samuel 17. Durante o combate, Davi usou uma atiradeira e lançou uma pedra sobre o oponente e o derrotou. O filisteu morreu imediatamente, sem que Davi fizesse uso da espada.

Se você espera um menino forte, amado, querido e valente que tal fazer alusão com o nome Davi? Fica a nossa sugestão de nomes masculinos.

Daniel

Daniel também é um dos nomes bíblicos lindos que pode servir de inspiração para quem espera um príncipe. Essa denominação tem origem hebraica e tem o significado de “Deus é meu juiz“.

A bíblia relata que Daniel era profeta hebreu. Um dos pontos marcantes da história dele refere-se ao momento em que foi lançado pelos inimigos na cova dos leões e saiu ileso.

Os relatos do profeta Daniel são mencionados no livro que recebe o mesmo nome, no Antigo Testamento.

giphy

Samuel

E na nossa terceira colocação de nomes bíblicos encontra-se Samuel. Esse nome lhe agrada? Então veja o significado: “Nome de Deus“. Trata-se de uma denominação oriunda do hebraico Shemu’el.

Para quem não sabe, Samuel também foi um profeta. A história dele é narrada nos dois livros que recebem o seu nome. O texto sagrado aponta Samuel como o filho de Elcana e Ana. Ela era estéril e suplicou a Deus que a concedesse um filho, o milagre aconteceu e ela gerou o menino Samuel.

Paulo

O nome Paulo vem do latim Paullus e tem o significado de “pequeno” ou “de baixa estatura“. É atribuído esse conceito porque os romanos apelidavam assim pessoas baixinhas.

Esse nome ficou muito conhecido também em função de Paulo de Tarso, um dos líderes da igreja cristã primitiva. A Bíblia Sagrada conta que Paulo fez várias viagens missionárias para propagar o evangelho das boas novas.

A ele também é atribuído a autoria de textos bíblicos, como: Romanos e Atos, além das famosas cartas paulinas como: Tessalonicenses e Filemon.

Emanuel

Emanuel é um dos nomes bíblicos marcantes da história do cristianismo, pois é atribuído a Jesus Cristo, apontado como Rei dos Judeus e salvador do mundo. O termo é de origem hebraica Immanuel, formado por immánu que remete a “conosco”, e El, significa “Deus”. Portanto, o conceito é “Deus conosco”.

Trata-se de um bonito nome masculino que tem variações conhecidas, como: Manoel ou Manuel. Pessoas chamadas assim podem ser apelidadas de forma carinhosa como: Manu ou Maninho.

giphy

Pedro

Gosta da ideia de Pedro? Esse é um dos nomes bíblicos para meninos mais conhecidos no Brasil. Com base nos dados do Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 1.219.605 pessoas chamadas assim no país. O índice aponta que Pedro ocupa a 9º colocação no ranking de nomes mais populares.

O termo é oriundo do grego Pétros que quer dizer “pedra” ou “rochedo”. A Bíblia Sagrada aponta Pedro como um dos discípulos de Jesus, o texto também o denomina como Simeão, Simão ou Cefas.

Elias

Elias: esse é ou não é um dos nomes bíblicos mais bonitos? De origem hebraica a partir de Aliyyáh a palavra quer dizer “Jeová é o meu Deus” ou ainda “O Senhor é o meu Deus“. Essa denominação remete a um personagem bíblico, no Antigo Testamento.

Elias era um profeta hebreu cuja história é narrada nos livros de I e II Reis. Ele ficou conhecido por ter subido para o céu, em uma carruagem de fogo. Meninos chamados assim podem ser apelidados pelos amigos ou familiares como: Eli ou Elisinho.

Esdras

A lista de inspirações de nomes bíblicos para meninos está quase no fim, mas calma! Temos ainda mais um: Esdras. Essa denominação tem duas possíveis origens, uma no grego Esdras e a outra no hebraico Ezra.

Esdras era um profeta. Ele foi autor de um livro no Antigo Testamento que recebe o seu nome na Bíblia Sagrada. Esse nome ganhou destaque no Brasil nos anos 2000 com 2.238 registros, com base nos dados do Censo de 2010 do IBGE.

Já mencionamos os 8 nomes bíblicos masculinos. Agora, seguimos com mais 8 inspirações, dessa vez para meninas, vamos lá?

Ana

E para abrir a lista de nomes bíblicos femininos: Ana. Essa linda denominação, meiga, fácil de pronunciar e escrever tem o conceito de “cheia de graça” ou “graciosa“.

O termo é oriundo do hebraico Hannah e do latim Anna. Essa denominação, na história bíblica, refere-se a uma mulher que era, a princípio, estéril. No entanto, ela clamou a Deus por um filho e o criador concebeu a petição. O filho dela chamava-se Samuel. É uma ótima sugestão de nomes femininos.

Maria

Um dos nomes bíblicos femininos mais marcantes é Maria. Essa denominação tem outras duas possíveis origens: hebraica e sânscrito. No hebraico o termo é oriundo de Myriam que significa “senhora soberana”. Por outro lado no sânscrito Maryáh essa denominação remete ao conceito de “pura” ou “a virtude”.

Maria é apontada como a mãe de Jesus Cristo. Com base no texto sagrado, a virgem Maria estava prometida em casamento a José. Mas antes que eles ficasse juntos, ela foi agraciada com a gravidez concedida pelo Espirito Santo. O anjo Gabriel foi quem anunciou a gestação para ela.

Sara

Você espera uma princesinha? Então, que tal atribuí-la o nome de Sara? O significado remete a “dama” ou a “princesa”. O termo tem origem no hebraico Sarah e também está na lista de nomes bíblicos.

As sagradas escrituras narra que Sara, a princípio, chamava-se Sarai, mas teve o nome mudado por Deus. Ela era esposa de Abraão e uma mulher estéril. No entanto, Deus havia prometido um filho ao casal, conforme escrito no livro de Gênesis 18:10:

Então disse o Senhor: voltarei a você na primavera, e Sara, sua mulher, terá um filho. Sara escutava à entrada da tenda, atrás dele.

Ao passar o tempo, a promessa de Deus foi cumprida e Sara gerou o filho Isaque. Há algumas variações desse nome, um exemplo é Sarah.

Raquel

Na lista de nomes bíblicos femininos não pode faltar Raquel. Essa denominação tem origem no hebraico Rahel e significa “ovelha”. O termo também apresenta o conceito de “a pacífica” ou ainda “aquela que é mansa”.

Esse nome na bíblia remete a uma mulher que foi mãe de José e Benjamin. O texto sagrado a aponta também como a esposa que Jacó tinha preferência.

giphy

Raabe

Se você acha que Raabe é um dos nomes bíblicos mais bonitos, espere para ler o significado: “mulher cuja fé é abundante”. Essa denominação também é de origem hebraica a partir do termo Rahav e também tem o conceito de “grande pela fé“.

No relato bíblico, Raabe era uma mulher meretriz. Ela foi responsável por proteger espiões israelitas abrigando-os em sua casa. Em troca do favor, Raabe pediu proteção a ela e a família.

O acordo entre Raabe e os homens foi cumprido, pois ela e toda a sua família foram salvos. A Bíblia também relata que ela passou a viver com os israelitas e se casou com Salmon. Juntos, tiveram um filho chamado Boaz.

Raabe faz parte da linhagem de Jesus Cristo e é apontada no livro de Hebreus 11:31 como uma mulher de fé.

Pela fé a prostituta Raabe, por ter acolhido os espiões, não foi morta com os que haviam sido desobedientes.

Marta

E se você ainda não encontrou nomes bíblicos, não tem problema. Pois a nossa lista não termina aqui. Quer mais uma sugestão? Marta.

Essa denominação feminina é originada no aramaico Martha e quer dizer: “patroa”, ou ainda “senhora”. No livro da Bíblia, Marta refere-se a uma mulher que era irmã de Lázaro e Maria, eles são citados como os amigos de Jesus.

Há algumas variações gráficas desse nome, como: Martha ou ainda Martta. Mulheres chamadas assim podem receber apelidos carinhosos como Martinha ou Máh.

giphy

Rebeca

Muito conhecido, Rebeca também não pode ficar de fora dos nomes bíblicos para meninas. Esse termo tem origem no hebraico Ribhgah e o conceito é “união” ou “ligação”.

Na Bíblia, especialmente no livro de Gênesis, Rebeca era a esposa de Isaque e juntos tiveram os gêmeos Esaú e Jacó.

Para quem deseja outras variações gráficas desse nome, existem algumas conhecidas como: Rebeka, Rebecca ou ainda Rebecah.

Ester

E para fechar a nossa lista de nomes bíblicos com chave de ouro: Ester. Oriundo do hebraico Esther, essa denominação tem o significado de “estrela”. Essa pode ser uma ótima opção para quem espera uma menina linda e iluminada.

Na história bíblica, Ester refere-se a uma mulher sábia que salvou o povo judeu de um extermínio, planejado pelo conselheiro real Haman.

No Brasil existem 100.378 pessoas chamadas assim, isso é o que releva o censo de 2010 do IBGE. A pesquisa mostra ainda que essa denominação ocupa a 307º posição no ranking de popularidade no país de nomes de bebês.

Blog dos Nomes

Veja mais no Blog dos Nomes