Pelágio
Escrito por Fernando Santos em 4 de outubro de 2019
Significado do nome Pelágio
Pelágio: Significa marinheiro. Nomeou o monarca do reino da Astúrias.
Pelágio é um nome masculino com origem no termo em latim “Pelagius”, oriundo do grego Πελάγιος, cujo significado refere-se a “uma pessoa do mar” ou “marinheiro”. Além disso, a nomenclatura é bastante utilizada pelos falantes da língua inglesa e espanhola.
Quem foi Pelágio?
Pelágio foi também o nome do primeiro monarca da Astúrias, situada na península Ibérica. Segundo a Crônica Albeldense, que conta a história, Pelágio foi um nobre godo (tribo germânica) que retardou a expansão dos muçulmanos para o norte da região, dando início a Reconquista e se classificando como fundador do reino.
A Reconquista foi um movimento iniciado por Pelágio, cujo objetivo era expandir o território dessa região. Em 910, o reino foi dividido pelo filhos do Rei Afonso III. Por outro lado, isso fez com que cada parte do reino pertencesse a um filho, ficando o reino da Astúrias com Fruela.
No entanto, não se sabe se as afirmações contidas nessa crônica são verdadeiras. A partir disso, a nomenclatura passou a ser usada por diversos monarcas e papas. Um que pode servir de exemplo é o monge ascético: Pelágio da Bretanha.
Nascido na Britânia, o monge escreveu obras que relatavam sobre o pecado, o livre-arbítrio e a graça divina. Em vida, as opiniões do monge foram muito criticadas pelo monge Agostinho de Hipona, mais conhecido como Santo Agostinho, um dos teólogos mais importantes do Cristianismo.
Isso porque ao chegar em Roma, o monge observou que muitos cristãos viviam de forma indecente, outros, no entanto, pareciam não se importar com a crescente indiferença entre a pureza moral e a obediência na igreja.
Com o discurso de que as pessoas poderiam ter uma vida livre de pecado, apenas com seus “dons naturais”, Pelágio iniciou uma grande controvérsia em relação ao pecado original, fazendo com que muitos seguidores de Agostinho se opusessem a ele.
Personalidades
A nomenclatura serviu também para nomear alguns papas, a exemplo de:
- Papa Pelágio I: pontífice de 556 a 561
- Papa Pelágio II: pontífice de 579 a 590
Dados no Brasil
Pelágio não é um nome muito comum entre os brasileiros. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a nomenclatura reúne apenas 52 registros no país.
Localidades
Veja a lista de algumas ruas brasileiras classificadas com este nome:
- Rua Pelágio de Paula: situada em São Leopoldo/RS
- Rua Pelagio Parigot de Souza: situada em Videira/SC
- Rua Dona Lelê Pelágio: situada em João Monlevade/MG
- Rua Pelágio: situada em Teresina/PI
Compartilhe nas redes sociais
Origem do nome Pelágio
Origem: Nomes do Latim, Nomes Gregos
Outras Informações do Nome Pelágio
Gênero: Nomes Masculinos, neutro neutro
O nome Pelágio escrito ao contrário é oigáleP