Polifemo
Escrito por Fernando Santos em 28 de agosto de 2019
Significado do nome Polifemo
Polifemo: Sereno e tranquilo, busca a paz em suas relações. Costuma ser reservado.
São nomes mitológicos que você procura para o seu bebê? Que tal o exótico e incomum Polifemo? Confira mais informações abaixo:
Origem do nome
Segundo os principais estudiosos da onomástica, Polifemo é um nome de origem mitológica que significa “filho de netuno”.
Apelidos para Polifemo
Uma das formas carinhosas de se referir a uma pessoa é através dos apelidos. Geralmente quem os atribui são as pessoas mais próximas como os amigos e familiares. Desse modo, a equipe do Dicionário Nomes gostaria de sugerir algumas opções de termos afetivos para quem se chama Polifemo: Poli, Femo Polinho, Feminho, Polifeminho.
Características e personalidade
Quem se chama Polifemo costuma ser um homem tranquilo, que preserva a paz em todas as suas relações.
Inteligente e intuitivo, dá muito valor às questões espirituais. Também tende a ser uma pessoa mais séria, por isso não é de muita intimidade ou brincadeiras inoportuna com quem não conhece direito. Para ter sua confiança é preciso um certo tempo. Gosta de guardar os segredos sempre para si.
Dados no Brasil
De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ainda não existem registros com o nome Polifemo no país.
Mitologia
Segundo a mitologia grega, Polifemo era um ciclope (eram gigantes imortais que tinham um só olho na testa), filho de Poseidon e da amante dele, a ninfa Teosa. Na lenda, ele vivia sozinho em uma caverna próxima à Sicília, cuidando de ovelhas.
Odisseu, um dos guerreiros mais astuciosos da epopeia grega, junto com seus homens foram até a terra dos ciclopes para procurar comida na viagem de Troia de volta para casa. Ao entrar onde Polifemo habitava, Odisseu e os seus companheiros ficaram presos.
Ficaram desesperados com a presença do ciclope, que os devorou. Odisseu, na tentativa de fugir da caverna, oferece vinho a Polifemo. Ao adormecer por conta da bebida, Odisseu e seus homens enfiaram uma vara espetaram o olho do ciclope, cegando-o.
Ao abrir a caverna para as ovelhas saírem, Polifemo identifica através do tato se são realmente ovelhas ou os prisioneiros. Eles se esconderam por baixo das ovelhas, conseguindo escapar.
O ciclope pediu a seu pai, Poseidon, para que se vingasse de Odisseu, amaldiçoando os gregos e assim foi feito durante o resto da viagem.
Compartilhe nas redes sociais


Origem do nome Polifemo
Origem: Nomes Mitológicos
Outras Informações do Nome Polifemo
Gênero: Nomes Masculinos, neutro neutro
O nome Polifemo escrito ao contrário é omefiloP