Ragnar
Escrito por Fernando Santos em 28 de junho de 2019
Significado do nome Ragnar
Ragnar: Honesto e determinado. Justo e bondoso, se preocupa com o bem das pessoas.
Você é daqueles curiosos que têm predileção pela cultura nórdica? Certamente vai gostar dessa sugestão de nomes masculinos para o seu bebê: Ragnar. Confira abaixo mais informações:
Curiosidades
Ragnar é um nome de origem nórdica que surgiu do termo Rayner, derivado do germânico Raganher.
Os principais etimologistas apontam que o significado dessa nomenclatura foi feito através da união dos vocábulos ragan, que quer dizer “conselho” e harja, que significa “povo”.
Há outra possibilidade para a origem do nome Ragnar, que sugerem significar “guerreiro”. Nesse sentido, a essa denominação é dada o seguinte conceito: “conselheiro do povo”.
Dados estatísticos
O nome Ragnar, no país, apresenta poucos registros: apenas 39 pessoas se chamam assim. Com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a nível de popularidade, ele ocupa a posição 81.233ª.
Já a grafia Ragna apresenta um número maior de registros, com um total de 100 pessoas cadastradas. Também pouco popular, ele ocupa a posição 41.998ª.
Os primeiros registros dessa denominação foram datados desde os anos 1980, quando 25 pessoas foram batizadas com essa nomenclatura. A partir de 1990 houve um declínio nos cadastros, segundo dados do IBGE.
Apelidos
Quem se chama Ragnar pode ser chamado pelos familiares e amigos mais próximos pelos seguintes apelidos: Rag, Nar, Ragnarinho, Naná, Raguinho.
Grafias diferentes
- Germânico antigo: Raganhar, Rainer, Reiner
- Escandinavo antigo: Ragnarr
- Dinamarca: Ragnar
- Holandês: Reinier
- Português: Rayner
- Francês: rainier
- Alemão: Rainer, Reiner
- Italiano: Raniero
- Limburgish: Reneer
- Norueguês: Ragnar
- Espanhol: Rainerio
- Sueco: Ragnar
Personagem fictício
Ragnar Lodbrok ou Ragnar Calças Peludas é o nome do rei lendário da Dinamarca e da Suécia, que governou nos séculos VIII e IX.
A ele era dado o epíteto “calças peludas” pois usava calças de pele de lobo, feitas para enfrentar e destruir a serpente monstruosa e venenosa que guardava a princesa Tora Borgarhjort.
Conforme a lenda, Ragnar teria se casado três vezes, com skjaldmö Lagertha, Tora Borgarhjort, e com Aslauga. Além disso, ele pode ter tido grau de parentesco com o rei dinamarquês Godofredo e ser filho do rei sueco Sigurdo, o Anel.
Conta-se que Ragnar se tornou rei e se destacou por muitas invasões e conquistas. Existem duas histórias a respeito de sua morte: que ele foi retido pelo rei Ela da Nortúmbria, seu inimigo, e morreu ao ser lançado em um poço que tinha muitas cobras. A outra história foi que Ragnar teria morrido de cólera e ferimentos ao tentar invadir Paris.
Compartilhe nas redes sociais


Origem do nome Ragnar
Origem: Nomes Nórdicos
Outras Informações do Nome Ragnar
Gênero: Nomes Masculinos, neutro neutro
O nome Ragnar escrito ao contrário é rangaR