Ramsés
Escrito por Fernando Santos em 5 de julho de 2019
Significado do nome Ramsés
Ramsés: Rei poderoso. Pessoa cheia de vitalidade, alegre e criativa.
O nome Ramsés é uma forma helenizada de Rameses. Entre os brasileiros, essa denominação não é muito popular, o que que o torna uma raridade com apenas 326 portadores, entre eles uma pessoa do gênero feminino.
Sua origem é egípcia, derivado do termo “Ra-msj-sw” que significa “nascido de Ra” ou em outras traduções “Rá quem deu a luz” ou ainda “filho de Deus“.
Rá é o deus sol da mitologia egípcia, sendo ele considerado uma das divindades mais importantes da religião do Antigo Egito.
Essa nomeação foi ostentada por dois príncipes e onze faraós do Egito, entre eles Ramessés II, o Grande que tornou-se o mais conhecido dentre todos os soberanos egípcios.
Ramsés na Bíblia
Foi por meio das escrituras bíblicas que o nome Ramsés tornou-se conhecido dos cristãos e judeus.
De acordo com a Bíblia Ramsés dava nome a uma cidade, que hoje é chamada de Pi-Ramesses, fundada pelo faraó Ramsés II.
Confira alguns trechos abaixo:
E puseram sobre eles maiorais de tributos, para os afligirem com suas cargas. Porque edificaram a Faraó cidades-armazéns, Pitom e Ramessés. (Êxodo 1:11)
E José fez habitar a seu pai e seus irmãos e deu-lhes possessão na terra do Egito, no melhor da terra, na terra de Ramessés, como Faraó ordenara. (Gênesis 47:11)
Partiram, pois, de Ramessés no primeiro mês, no dia quinze do primeiro mês; no dia seguinte da páscoa saíram os filhos de Israel por alta mão, aos olhos de todos os egípcios, (Números 33:3)
O Grande Faraó Ramsés
A fama de Ramsés II vem tanto por ter reinado por quase 65 anos (o mais longo reinado do Egito) quanto pelo seu legado na construção de diversos monumentos e templos históricos, dos quais fazem parte o complexo arqueológico de Abu Simbel.
A construção conta com dois grande templos, um chamado de o “Grande Templo“, feito em honra ao próprio Ramsés, e o outros conhecido como o “Pequeno Templo” em homenagem a sua esposa Nefertari.
Ramsés, os Faraós
Conforme dito acima, Ramsés deu nome a onze reis egípcios, esses soberanos eram chamados de faraós. Assim como um rei, o faraó tinha total controle sobre o povo do Egito. Essa nomeação era passada de pai para filho. Foi deste modo que Ramessés II, o Grande assumiu o posto do seu avó, Ramessés I, fundador da 19ª dinastia do Egito.
De acordo com a cultura egípcia, esses soberanos não eram apenas homem, mas sim divindades que carregavam consigo o sangue real do deus Hórus.
Confira abaixo quem foram os faraós de acordo com as suas dinastias:
19ª dinastia
- Ramsés I (Fundador da 19ª dinastia, filho do comandante Seti, reinou como herdeiro do faraó Horemebe)
- Ramsés II (o Grande, neto de Ramsés I)
- Príncipe Ramsés (príncipe do Egito, filho de Ramsés II)
- Príncipe Ramsés-Meryamun-Nebweben (príncipe do Egito, filho de Ramsés II
20ª dinastia
- Ramsés III (último faraó do Império Novo, filho de Setnakht)
- Ramsés IV (seu prenome era Amenherkhepeshef)
- Ramsés V (filho de Ramsés IV)
- Ramsés VI (seu prenome era Nebmaet-rá)
- Ramsés VII
- Ramsés VIII
- Ramsés IX
- Ramsés X
- Ramsés XI
Personalidade famosa
- Ramses Shaffy (cantor holandês)
Compartilhe nas redes sociais
Origem do nome Ramsés
Origem: Nomes Egípcios
Outras Informações do Nome Ramsés
Gênero: Nomes Masculinos, neutro neutro
O nome Ramsés escrito ao contrário é sésmaR