Vitalina
Escrito por Fernando Santos em 16 de julho de 2019
Significado do nome Vitalina
Vitalina: Pessoa radiante e antenada. Transborda alegria e está sempre energizada.
O nome Vitalina é uma denominação feminina em países como Rússia, Ucrânia e Itália. Nesse último país a sua forma mais encontrada era Vitale, que antigamente era um nome dado aos homens italianos.
Sua origem vem do latim “vitalis” que significa “da vida” ou o mesmo que “vital” que corresponde à vida inerente aos seres vivos. Essa nomeação foi ostentada pelos primeiros santos e mártires católicos.
A versão Vitalian foi adotada por um general do Império Romano Bizantino, falecido em julho de 520 na cidade de Constantinopla.
Apelidos
Popularidade
Podemos considerar Vitalina uma denominação predominantemente feminina no Brasil, já que dos seus 8.937 portadores, apenas 29 pertencem ao gênero masculino.
Essa nomenclatura começou a ser adotada pelos brasileiros antes da década de 30, mas foi nos anos 40 que o nome Vitalina viveu o seu auge e começou a ser utilizado com maior frequência. Nesse período 2.019 pessoas passaram a receber essa nomeação.
A sua versão masculina Vitalino, é mais popular no Brasil e possui 3.621 registros, no entanto, a maior parte desses registros foram feitos no ano de 1950.
Vitalina em outros idiomas
- Italiano: Vitalia
- Lituano: Vitalija
- Russo: Vitaliya
- Ucraniano: Vitaliya
Formas masculinas
- Romano tardio: Vitalis
- Letão: Vitālijs
- Lituano: Vitalijus
- Russo: Vitali, Vitaliy, Vitaly
- Espanhol: Vidal
- Ucraniano: Vitali, Vitaliy, Vitaly
Personalidades famosas
Uma das grandes representantes dessa nomenclatura é a atiradora esportiva russa Vitalina Igorevna Batsarashkina.
A atleta destacou-se em competições olímpicas e mundiais, entre os eventos estão as Olimpíadas de 2016 (Rio de Janeiro), do qual ela saiu com a medalha de prata e o Campeonato Mundial de 2018 (Coréia do Sul) que ela faturou as medalhas de bronze, prata e o tão sonhado ouro.
Outra superatleta a ostentar essa denominação é Vitalina Olegovna Simonova, mais conhecida como Vitalina Simonova.
A nadadora russa é especialista no estilo nado peito, competindo nessa modalidade a atleta conseguiu ficar em terceiro lugar no Campeonato Europeu de Natação de Curta Duração de 2013 (Dinamarca), porém com a desclassificação de Yuliya Yefimova, após ser pega no exame antidoping, Vitalina faturou a sua vaga e a medalha de prata.
Simonova também mostrou seu talento na modalidade freestyle com barbatanas chegando a ganhar dois títulos mundiais no ano de 2012.
Compartilhe nas redes sociais
Origem do nome Vitalina
Origem: Nomes do Latim
Outras Informações do Nome Vitalina
Gênero: Nomes Femininos, neutro neutro
O nome Vitalina escrito ao contrário é anilatiV