Ycaro
Escrito por Fernando Santos em 2 de setembro de 2019
Significado do nome Ycaro
Ycaro: Leva a vida de forma leve. Acredita que é preciso ser sonhador para ser feliz.
O nome Ycaro (com Y) é uma grafia adotada apenas pelos brasileiros. Essa nomeação se expandiu através do latim “Icarus“, mas sua origem etimológica é grega, derivado do termo “Ikaros” que remete à “seguidor“.
É possível encontrar registro dessa denominação em vários países, no entanto, cada um deles possui uma forma de escrever diferente. Os italianos costumam utilizar Icaro (com I). Já entre os portugueses e espanhóis é mais popular a variação Ícaro (com I acentuado).
Entre os brasileiros a versão mais utilizada é Ícaro ou Icaro, porém é possível encontrar registro de pessoas que utilizam outras grafias como são os casos de Hicaro (com H), Hikáro (com H e K), Hycaro (com HY), HyKaro (com HYK), Íkaro (com IK), Uicaro (com UI) e Ykaro (com YK).
Popularidade
Com base nos dados do censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) existem apenas 938 pessoas registradas com esse grafia no Brasil.
Mito de Ycaro
Devido a sonoridade dessa denominação muitos relacionam essa nomenclatura a nomes de anjos, no entanto, essa percepção está diretamente relacionada à mitologia grega.
De acordo com os mitos, Ycaro é o filho de um famoso artesão de Atenas, Dédalo, com uma serva chamada Naukratis.
Atendendo aos pedidos de Minos, rei de Creta, Dédalo construiu um labirinto para prender Minotauro, filho de Pasifae, fruto da traição da esposa do monarca.
A fera aprisionada solicitou alimentar-se de carne humana. Teseu, que ansiava matar o monstro, disfarçou-se e foi até o labirinto, com a ajuda da filha do rei, que ele havia seduzido.
Teseu matou a Minotauro, fugiu com a filha de Minos e levou junto o outro filho do rei, que os dois acabaram matando e deixando os pedaços no meio do caminho para atrasar Minos.
Minos, acabou culpando Dédalo pela morte do seu filho e decidiu aprisioná-lo no labirinto, junto com o seu filho Ycaro.
Para tentar escapar, Dédalo construiu mais um invento, criou asas para que ele e Ycaro pudessem escapar, mas antes avisou ao filho que ele não deveria voar muito alto para o calor não derreter a cera que colava nas asas e nem muito baixo para o mar não pesar as penas.
Os dois saíram voando, Dédalo pousou em segurança, mas Ycaro deslumbrado com a possibilidade de voar foi tão alto que o sol acabou destruindo a engenhosidade.
Com as asas quebradas, ele caiu e perdeu a vida. O local da sua queda foi nomeado mar de Ikarios, que fica na ilha de Ikaria.
Mas o que muitos não sabem é que esse aparente final infeliz, termina quando Poseidon arrebata Ycaro para fora do Oceano e o leva para tornar-se arqueiro em um palácio no céu.
Compartilhe nas redes sociais
Origem do nome Ycaro
Origem: Nomes Gregos
Outras Informações do Nome Ycaro
Gênero: Nomes Masculinos, neutro neutro
O nome Ycaro escrito ao contrário é oracY